A Prefeitura de Santo Antônio do Aracanguá (SP) lançou o projeto piloto de coleta seletiva no município, uma iniciativa do Departamento de Meio Ambiente e Pesca, em parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente e os coletores locais.
Em fase experimental, ele será desenvolvido nos meses de novembro e dezembro de 2025 e janeiro de 2026. Ele abrange cerca de 400 residências, nas áreas situadas entre as ruas Porfírio Venâncio e Benjamin Feltrin, incluindo os bairros Martina Raquel Lopes, Bela Vista 1 e 2, José Rissi, Junqueira Andrade e Lau Boracini.
Segundo o que foi divulgado, nesses primeiros 90 dias a equipe técnica e o conselho acompanharão os resultados e uma avaliação deve acontecer em fevereiro. A expectativa é estender o sistema para todas as área do município no próximo ano.
Avanço
Em nota, o diretor do Departamento de Meio Ambiente e Pesca, Donizete Elias de Barros, comenta que o projeto marca um avanço importante na gestão dos resíduos sólidos do município.
“Estamos iniciando um trabalho construído em conjunto com nossa equipe, o Conselho de Meio Ambiente e os coletores locais. Nesta fase, quatro profissionais participam do projeto piloto e contamos com a colaboração da comunidade para o sucesso da coleta seletiva”, informa.
Ainda de acordo com ele, moradores em áreas não atendidas nesta fase experimental podem participar do projeto. Para isso, é preciso entrar em contato com o departamento, que fornecerá material para separação dos recicláveis. Quando houver mais de três volumes, a coleta será feita diretamente na residência.
Também em nota, o prefeito Luiz Carlos dos Reis Nonato (Podemos), o Luizão, comenta que a iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a sustentabilidade e com a qualidade de vida da população. “Contamos com o apoio de todos para que a coleta seletiva seja uma realidade em todo o município”, afirma.