A Jornada Jovem Empreendedor do Sebrae-SP contou com a participação de 500 estudantes na edição realizada em Birigui. A ação ocorreu na quinta-feira, 14 de setembro, em parceria com o Sinbi/Unisinbi, Senai e Secretaria Estadual de Educação. Estiveram presentes alunos de Birigui, Coroados, Glicério e Lourdes.
A diretora regional de educação, Priscila Barrionuevo, afirmou que a Diretoria de Ensino de Birigui encara essa parceria como uma forma de fortalecer e enriquecer o processo educacional. "A parceria busca benefícios significativos, como a troca de conhecimento e experiências entre profissionais de diferentes áreas, o acesso a tecnologias avançadas e a realização de projetos conjuntos que possam contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública paulista", destacou.
De acordo com Vanessa Xavier Sargon, analista de negócios do Sebrae-SP, a maneira de se comunicar com os jovens por meio das dinâmicas propostas na Jornada é extremamente importante para promover uma conexão, para que eles sintam que fazem parte do processo de mudanças. "O empreendedorismo envolve comportamentos e um estilo de vida. Nesta fase em que eles se encontram, os jovens começam a se tornar protagonistas de suas histórias e responsáveis por suas decisões", afirmou.
Desafios
Os jovens participaram de dinâmicas nas turmas da manhã e da tarde. No Escape Game, os participantes foram divididos em equipes para resolver enigmas sobre o mundo do empreendedorismo.
A jornada também realizou o Quiz de aproximação e o Quiz de alternativas. Na dinâmica "Soluções para a Cidade", o mestre de cerimônias desafiou as equipes a pensarem em soluções alternativas para algum problema pré-definido da cidade, e os grupos deverão propor soluções.