Casa & Cia

Especialista dá dicas de segurança para condomínios e residências durante o feriadão

Se for viajar, cuidado com as informações nas redes sociais. Isso pode atrair a atenção de pessoas mal-intencionadas, diz diretor do Grupo GR.
Da Redação
06/09/2023 às 10h00
Foto: Freepik Foto: Freepik

Com o aumento dos casos de roubos e invasões em condomínios, o Grupo GR, especializado em segurança patrimonial e terceirização de serviços, elaborou algumas dicas práticas para garantir a proteção das residências e evitar surpresas desagradáveis para aqueles que planejam viajar durante o feriado da Independência.

 

"Evite compartilhar informações sobre sua viagem com estranhos e seja muito cauteloso nas redes sociais. Evitar divulgar detalhes sobre sua viagem na internet durante o feriado pode atrair a atenção de pessoas mal-intencionadas", alertou Vinícius Freitas, diretor de Operações do Grupo GR. "Se você deseja compartilhar fotos em tempo real, esteja atento às configurações de privacidade."

 

Segundo o especialista, uma das primeiras pistas que os ladrões observam são as luzes acesas. Quando permanecem acesas durante o dia e a noite, indicam que a casa está vazia. "É melhor deixar as luzes apagadas ou optar por sensores que acendem automaticamente ao escurecer."

 

Aqui estão os principais cuidados a serem observados ao sair do condomínio:

  • Informe apenas ao síndico e ao zelador sobre sua viagem. Se você precisar deixar a chave de sua residência com alguém que vá ao condomínio, informe-os também.
  • Evite deixar as chaves do apartamento na portaria. Em caso de incidentes, elas podem cair nas mãos de assaltantes.
  • Certifique-se de fechar todas as janelas e trancar as portas da unidade.
  • Desligue o gás e verifique se todas as torneiras estão fechadas, bem como desconecte os aparelhos eletrônicos das tomadas.
  • Deixe um número de telefone de contato de emergência com alguém da administração ou o zelador.

Síndicos em estado de alerta

 

O diretor do Grupo GR recomenda que os síndicos inspecionem os sistemas de segurança e os circuitos de câmera. "É importante verificar o funcionamento de todos os equipamentos para garantir a segurança durante esse período em que muitos apartamentos ficam vazios."

 

Outras dicas para os síndicos:

  • Se houver contrato com empresas de segurança, solicite que as rondas sejam intensificadas nesse período.
  • Mantenha-se atento ao que ocorre nas proximidades do condomínio. Carros estacionados por longos períodos, presença frequente de pessoas desconhecidas na região ou qualquer outra situação suspeita deve ser comunicada imediatamente à segurança e à polícia.
     

"São cuidados que devem ser sempre observados, mas que precisam ser reforçados durante o feriado prolongado. Cuidar do patrimônio é cuidar das pessoas que ali vivem", concluiu Freitas.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.