Com o aumento dos casos de roubos e invasões em condomínios, o Grupo GR, especializado em segurança patrimonial e terceirização de serviços, elaborou algumas dicas práticas para garantir a proteção das residências e evitar surpresas desagradáveis para aqueles que planejam viajar durante o feriado da Independência.
"Evite compartilhar informações sobre sua viagem com estranhos e seja muito cauteloso nas redes sociais. Evitar divulgar detalhes sobre sua viagem na internet durante o feriado pode atrair a atenção de pessoas mal-intencionadas", alertou Vinícius Freitas, diretor de Operações do Grupo GR. "Se você deseja compartilhar fotos em tempo real, esteja atento às configurações de privacidade."
Segundo o especialista, uma das primeiras pistas que os ladrões observam são as luzes acesas. Quando permanecem acesas durante o dia e a noite, indicam que a casa está vazia. "É melhor deixar as luzes apagadas ou optar por sensores que acendem automaticamente ao escurecer."
Aqui estão os principais cuidados a serem observados ao sair do condomínio:
Síndicos em estado de alerta
O diretor do Grupo GR recomenda que os síndicos inspecionem os sistemas de segurança e os circuitos de câmera. "É importante verificar o funcionamento de todos os equipamentos para garantir a segurança durante esse período em que muitos apartamentos ficam vazios."
Outras dicas para os síndicos:
"São cuidados que devem ser sempre observados, mas que precisam ser reforçados durante o feriado prolongado. Cuidar do patrimônio é cuidar das pessoas que ali vivem", concluiu Freitas.