PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Casa & Cia

Dicas para deixar o lavabo mais bonito e funcional

Que tal transformar o visual do “cartão de visitas” de uma casa?
Da Redação
04/09/2023 às 10h30
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Apesar das pequenas dimensões, o lavabo não deve ser renegado na decoração, principalmente porque exerce um importante papel na dinâmica social de uma residência. Arquitetos e decoradores o consideram o cartão de visitas de uma casa, ajudando a consolidar o estilo escolhido para todo o projeto ou, até mesmo, imprimindo uma estética própria, cheia de personalidade.

 

Hoje é possível renovar um lavabo de forma mais prática e rápida, deixando para trás os dias em que uma simples mudança de visual exigia o temido quebra-quebra ou grandes mudanças estruturais. Para te ajudar a transformar o seu lavabo, a Fani Metais e Acessórios e a arquiteta Beatriz Fabri apresentam três dicas para renovar o décor deste ambiente com praticidade.

 

Revestimentos e texturas

 

A principal diferença entre lavabos e banheiros é a presença ou não do box de ducha/chuveiro, o que faz toda a diferença na escolha de revestimentos e texturas. A umidade associada ao banho acaba inviabilizando o uso de alguns acabamentos em banheiros, mas por outro lado, abre novas oportunidades para lavabos.

 

Antes de realizar qualquer mudança, é importante definir qual será o estilo de decoração do lavabo, ponderando se é possível aproveitar algo do que já existe e o que definitivamente precisa ser renovado – economia nunca é demais, não é mesmo?

 

Trocar o piso do lavabo não é um bicho de sete cabeças e hoje existem opções práticas que evitam obras mais complexas. “É o caso do piso vinílico, que pode ser instalado sobre o piso antigo, desde que este piso seja devidamente preparado com massa autonivelante, pois os rejuntes de um piso cerâmico, por exemplo, poderiam marcar o acabamento novo”, orienta Beatriz.

 

Também não é preciso revestir o lavabo novo por completo. “Você pode, por exemplo, eleger uma parede para destacá-la, seja prolongando a paginação do piso por ela até chegar ao teto, ou usando papel de parede – que também requer um nivelamento prévio para esconder os rejuntes”, afirma a arquiteta.

 

Combinação de metais e cubas

 

Pode acreditar: o maior encanto de um lavabo ou de um banheiro é a combinação entre a cuba e o metal, que pode ser uma torneira ou um misturador de duplo ou monocomando. No lavabo, este conjunto precisa estar ainda mais em sintonia para encantar quem utiliza o ambiente desde o primeiro contato visual, então a troca de alguns destes itens pode trazer um impacto muito positivo.

 

“Uma cuba de sobrepor ou de apoio fica super bonita em lavabos e pode ser usada com uma torneira ou monocomando de mesa com bica alta ou torneira ou misturador de parede. Aposte em cores diferentes, mas sempre alinhadas à paleta do lavabo”, explica Beatriz.

 

A importância dos acessórios

 

Os acessórios fazem muita diferença na decoração de um lavabo porque ajudam a marcar bem o estilo escolhido para o ambiente, além de torná-lo ainda mais prático e funcional no dia a dia.

 

Você até já deve ter alguns deles em seu lavabo, mas pode considerar agora acrescentar outros. “Trocar a saboneteira de bancada por uma de parede é uma boa solução para ganhar espaço na bancada. Cabides e pequenos porta-toalhas em barras são ótimos para pendurar tanto as toalhas de rosto quanto as de mão, de modo que você possa variá-las combinando cores e texturas”, completa a profissional.

 

Para quem usa um banheiro convencional como lavabo, uma dica valiosa para aumentar as sensações de amplitude e, ao mesmo tempo, privacidade no ambiente é espelhar o vidro do box tanto para usá-lo como espelho, escondendo o que há para dentro do box enquanto valoriza o espaço fora.

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.