PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Saúde & Bem-Estar

Santa Casa de Barretos anuncia novas vagas para médicos residentes

Programa de residência médica do hospital deve passar de 100 participantes em 2024
Da Redação
09/01/2024 às 15h05
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

A Santa Casa de Misericórdia de Barretos (SP) começou a divulgar o edital que regulamenta as inscrições em seus projetos de residência médica para 2024, no programa de Medicina de Emergência. As inscrições de médicos que pretendem participar do programa podem ser realizadas até 12 de janeiro e a prova acontece no dia 27, junto com a análise de currículo do médico candidato. Após o resultado divulgado no dia 31, e o prazo para a efetivação das matrículas, os novos médicos residentes passam a atuar no hospital a partir do dia 1º de março.

 

A residência médica é uma etapa fundamental na formação profissional de médicos, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento de habilidades clínicas, conhecimento técnico e experiência prática. Trata-se de um programa de treinamento pós-graduado, oferecido em instituições de saúde e universidades, que proporciona aos médicos a oportunidade de aprimorar suas competências em uma especialidade específica.

 

Durante a residência médica, os residentes trabalham sob a supervisão de médicos mais experientes, enfrentando situações clínicas reais, lidando com pacientes e tomando decisões médicas. Este período intensivo de treinamento oferece uma imersão prática no campo escolhido, permitindo que os profissionais de saúde adquiram conhecimentos avançados e desenvolvam habilidades especializadas.

 

Reconhecido

 

O programa de residência médica da Santa Casa é reconhecido pelo MEC (Ministério de Educação e Cultura), e oferece vagas nas áreas de medicina de emergência, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina preventiva.

 

Durante toda a fase de especialização, os residentes são acompanhados por um preceptor: professor que ensina um pequeno grupo de residentes, focando a prática clínica e o desenvolvimento de habilidades necessárias para o desempenho específico. A Residência Médica é regulamentada por legislação específica, lei 6.932, de julho de 1981, e pelas resoluções de seu órgão máximo, a CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica), em nível nacional, pelas CEREM (Comissões Estaduais), no âmbito estadual, e pelas Coreme (Comissões de Residência Médica), nas instituições.

 

O programa da Santa Casa é regulamento pela sua matriz de competência, a resolução da Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM, nesta matriz de competência está descrito os requisitos mínimos quem a Instituição tem que seguir para que possa formar residentes, ou seja, é um passo a passo do ensinamento que se deve ser passado.

 

O coordenador médico Dr. Pedro Rizzo, pontua que “para abertura de um programa de residência não é tão simples, pois é necessário montar um projeto pedagógico, inserir em um sistema da Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM, após a inserção no sistema, o projeto entra em um status de “Agendamento de Visita”, onde a Santa Casa recebe uma visita de médicos avaliadores, a partir daí é que define-se se o hospital tem condições para abrir este programa, a solicitação passa então em plenário da Comissão Nacional de Residência Médica – CRM, a qual dará ou não autorização da abertura do programa”.

 

O coordenador do Coreme da Santa Casa, Helton Mondine Santos, explica que atualmente são 88 médicos realizando sua residência na Santa Casa de Barretos, em 15 especialidades, circulando nas clínicas e cirúrgicas. "Em fevereiro de 2024 serão formados 19 médicos residentes, todos aptos para o mercado de trabalho, ou para realizar uma subespecialização, ou seja, uma nova residência. Também temos aqueles que a Santa Casa, em sua necessidade, absorverá para seu corpo clínico”, diz ele.

 

Ainda segundo Helton, “na prática, além de formar especialistas muito mais conscientes sobre o dia a dia de um hospital, a residência médica traz maior humanização no atendimento na Santa Casa, pois com a maior quantidade de médicos, e é importante frisar que todo residente é um médico devidamente formado, o volume de pacientes atendidos com qualidade é maior. Esses profissionais e seus preceptores estão focados em buscar as técnicas e métodos mais inovadores para soluções em tratamentos médicos, ganham os pacientes que tem à sua disposição profissionais extremamente comprometidos. E faço questão de enaltecer todo esforço do corpo clínico da Santa Casa e principalmente os membros da COREME pelo empenho na luta diária para formarmos profissionais de qualidade e pela dedicação em ensinar. E tudo pelo SUS”, ressalta Helton.

 

Para conhecer na íntegra o edital interno, que est em andamento do programa de Medicina de Emergência que regulamenta o ingresso de novos médicos residentes na Santa Casa de Misericórdia de Barretos, basta acessar o endereço: http://santacasabarretos.com.br/processo-seletivo/ . E dos demais programas os quais participam do edital Secretaria da Saúde do Estado de SP, que está em andamento, segue o link: https://www.quadrix.org.br/todos-os-concursos/em-andamento/sus-sp-rm-2024.aspx

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.