Saúde & Bem-Estar

Santa Casa de Araçatuba inicia última etapa do processo de se tornar um Hospital Digital

Migração do Sistema MV 2000 para o Sistema SOULMV foi inciada na sexta-feira
Da Redação
25/02/2024 às 13h01

A Santa Casa de Araçatuba (SP) deu início à última etapa do projeto iniciado em setembro de 2022, em direção ao status de Hospital Digital. Teve início no final da noite de quinta-feira (22), o processo de migração do Sistema MV 2000 para o Sistema SOULMV.

 

Concluída a migração, todos os setores do hospital passarão a utilizar a nova plataforma e a anterior, utilizada por 19 anos, será totalmente desabilitada. O treinamento de todos os gestores do hospital para utilização da nova plataforma foi realizado na segunda-feira (19), pela Solution, empresa responsável pela gestão e suporte tecnológico.

 

“Esta é a etapa definitiva. É a virada do sistema, a partir da qual estaremos navegando no novo sistema, armazenado totalmente em nuvem, sem depender de servidores, sem risco de perda de dados”, explica o administrador do hospital, Luiz Otávio Barbosa Vianna.

 

Segundo o hospital, tudo o que era processado no MV2000 será transportado para o MVSoul, garantindo a continuidade das operações. Paralelamente, inicia-se a fase do aperfeiçoamento. “Com novas e infinitas possibilidades, a nova versão permite adequações e aperfeiçoamentos que deixarão o sistema preparado especificamente para as necessidades do hospital. A partir da virada, estaremos adequando o sistema ao jeito do hospital e não o contrário, quando a instituição precisa se ajustar ao jeito do sistema”, acrescenta Vianna.

 

Gestão

 

Ainda de acordo com a Santa Casa, a mudança do sistema possibilitará que a gestão dos fluxos assistenciais e administrativos do hospital saiam da tecnologia local e passem a ser operacionalizados em nuvem on-line, onde todas as informações geradas nos ambientes do complexo hospitalar serão registradas digitalmente.

 

As informações em papel, que no segmento assistencial deixaram de ser geradas há nove meses, após a implantação do PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente), serão eliminadas gradativamente nos setores administrativo e de apoio.

 

O programador sênior do Setor de Tecnologia e Informação da Santa Casa de Araçatuba, Alberto Oliveira, esclarece que a gestão em nuvem oferece mais segurança às informações, melhora a performance nos apontamentos dos processos diários e a flexibilidade de correções necessárias para que a engrenagem funcione 100% correta.

 

De acordo com ele, a inovação também possibilitará acesso rápido a dados exatos, auxiliando o corpo diretivo no gerenciamento do hospital e à tomada de decisões rápidas e precisas. Hoje isso seria impossível porque a maioria das informações administrativas está no papel, dificultando reunir rapidamente o necessário para um bom planejamento estratégico.

 

Avanço

 

O provedor do hospital, Petrônio Pereira Lima, também considera essa nova fase um grande avanço para a Santa Casa ter capacidade de registrar todos os processos e procedimentos, tanto das atividades administrativas, quanto de apoio operacional, e as voltadas ao cuidado com o paciente.

 

De acordo com ele, a velocidade de acesso às informações também será um diferencial para a principal vocação do hospital, que é salvar vidas e para melhoria constante do atendimento aos pacientes, meta do corpo diretivo da instituição.

 

O sistema em nuvem deve possibilitar o gerenciamento dos fluxos, para aperfeiçoá-los e melhorar o atendimento aos pacientes.

 

Certificação Eletrônica

 

Após a migração de todo o backoffice dos setores administrativo e de apoio, o SOULMV entrará no passo definitivo, que é a certificação eletrônica, ou Cartório Digital, módulo que autêntica e valida todas as anotações feitas nos prontuários dos pacientes, assim como em documentos internos, através de certificados digitais individuais.

 

O administrador do hospital afirma que com a conclusão dessa etapa, estará garantida a lisura e transparência dos registros. "Tudo isso haverá de contribuir para a melhoria da gestão, até porque, em nuvem, o processamento das informações é mais rápido, permitindo agilidade na análise de dados que orienta as ações de aperfeiçoamento”, informa.

 

Com a modalidade, todos os documentos dos setores assistencial e administrativo terão assinaturas digitais. No administrativo, por exemplo, a certificação eletrônica substituirá documentos físicos em documentos digitais.

 

SOULMV

 

O Sistema SOULMV foi implantando em setembro de 2022 em substituição ao MV 2000 que o hospital utilizava desde 2006. Com a nova tecnologia de alta performance em gestão hospitalar, a Santa Casa de Araçatuba passou a utilizar plataforma única no gerenciamento de informações clínicas, assistenciais, administrativas, financeiras e estratégicas.

 

O processo de migração durou 15 meses e envolveu todos os colaboradores do hospital. Neste período foram necessários investimentos em treinamentos e novos computadores.

 

A implantação do PEP, em março deste ano, foi uma das etapas significativas do processo de migração para a nova plataforma, marcando o primeiro ano de gestão da atual diretoria, que em março de 2022 encontrou o processo de contratação do SOULMV sem efetivação. “Entendemos que a nova tecnologia seria importante para a gestão do nosso planejamento de melhoria dos atendimentos”, relembra Petrônio.

 

A nova plataforma promoveu a integração dos vários setores do hospital e a agilização dos processos e funcionamentos interligados, como atualização do estoque da Farmácia Central simultaneamente às prescrições de medicamentos lançados pelos médicos nos prontuários dos pacientes internados.

 

A implantação e todas as etapas de migração do antigo sistema para o SOULMV estão sob coordenação da Solution, empresa responsável pela gestão, e suporte do Setor de Tecnologia e Informação da Santa Casa de Araçatuba.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.