PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Saúde & Bem-Estar

Santa Casa de Araçatuba abre vagas para 3º ano em Clínica Médica

Processo seletivo adicional do Programa de Residência Médica terá também 2 vagas para Neonatologia e Medicina Intensivista Pediátrica
Da Redação
04/01/2024 às 15h46

No período de 8 a 16 deste mês, estão abertas  inscrições  para processo seletivo adicional do PRM (Programa de Residência Médica) da Santa Casa de Araçatuba (SP) para preenchimento uma vaga para Neonatologia e uma para Medicina Intensiva Pediátrica, que não tiveram inscritos na etapa anterior e duas vagas para o ano adicional em Clínica Médica.

 

A inclusão do terceiro ano em Clínica Médica no PRM da Santa Casa de Araçatuba é a novidade deste processo seletivo adicional. Podem participar do processo seletivo, médicos que já concluíram os dois primeiros anos de Clínica Médica. As duas vagas são cobertas por bolsas do Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas, por meio de financiamento do Ministério da Saúde. 

 

De acordo com o coordenador da Coreme (Comissão de Residência Médica), professor-doutor Rafael Saad, a residência de Clínica Médica prevê a formação em dois anos de residência médica e habilita o egresso desse programa a prestar processo seletivo para outras especialidades clínicas como Cardiologia, Nefrologia, Endocrinologia, Pneumologia, Oncologia Clínica, Hematologia, Geriatria e Reumatologia.

 

“Embora o concluinte já tenha a possibilidade de registrar o certificado de especialista junto ao Conselho Regional de Medicina, a possibilidade de realizar um ano adicional em Clínica Médica permite uma formação ainda melhor para o médico que permanecerá atuando como clínico com esse terceiro ano de aperfeiçoamento”, explica.

 

Experiência

 

O coordenador cita sua experiência de formação no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP em São Paulo com a realização do ano adicional de Clínica Médica, como motivação do pedido à Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação, que credenciou a Santa Casa de Araçatuba à realização da extensão da formação em Clinica Médica.

 

Nesta nova etapa, segundo Saad, “é possível consolidar conhecimentos e habilidades adquiridos nos dois primeiros anos de residência de Clínica Médica e expandir áreas de atuação como cuidados paliativos, promoção à saúde, atividades de gestão e práticas de ensino, pois tínhamos a função de auxiliar a discussão de casos atendidos pelos médicos residentes e internos da instituição, além de ministrar aulas de semiologia para acadêmicos de Medicina”, informa.  

 

Para a médica Ana Clara Baz Lauretto, especialista em Clínica Médica e preceptora da especialidade no PRM da Santa Casa de Araçatuba, o ano adicional vai além de uma opção para quem não quer fazer uma subespecialidade, mas pretende se aprofundar em clínica médica.

 

“O principal objetivo desse período é desenvolver habilidades de alta complexidade para o cuidado de pacientes internados. Além disso, o residente aprende mais sobre competências de comunicação, educação e prática médica, com foco no atendimento humanizado”, esclarece.

 

Formada no PRM da Santa Casa de Araçatuba no período que antecedeu a extensão, a médica e preceptora aponta outros benefícios gerados pela complementação: “o paciente também sai ganhando, porque terá um atendimento especializado. Por mais que muitos se questionem sobre o investimento em tempo da residência, o resultado impacta na experiência no dia-a-dia em hospitais, consultórios e pronto socorros”, acrescenta.

 

Inscrições

 

As inscrições tanto para o preenchimento de vagas para Neonatologia e Medicina Intensiva Pediátrica, quanto para o terceiro ano de Clínica Médica poderão ser feitas no período de 8 a 16 de janeiro, presencialmente na Coreme, que atende das 7h às 16h30, na Santa Casa de Araçatuba.

 

As provas serão realizadas em 23 de janeiro, com questões de respostas dissertativas e também com análise curricular dos candidatos.

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.