Saúde & Bem-Estar

Pronto-socorro da Santa Casa de Araçatuba ganha Unidade Pós-Alta Hospitalar

Espaço conta com profissional de enfermagem para assistência e de refeições servidas pelo hospital durante o período de espera pelo transporte
Da Redação
13/11/2023 às 17h49
Novo ambiente para receber pacientes do pronto-socorro da Santa Casa pós-alta (Foto: Divulgação) Novo ambiente para receber pacientes do pronto-socorro da Santa Casa pós-alta (Foto: Divulgação)

Uma alternativa para melhorar a rotatividade dos leitos das enfermarias do pronto-socorro da Santa Casa de Araçatuba (SP) foi a implantação de uma Unidade Pós-Alta Hospitalar. Segundo o que foi divulgado, no período que antecedeu o Projeto Lean nas Emergências, a maioria dos pacientes da região permanecia nos leitos por várias horas após alta médica, aguardando remoção por ambulâncias dos municípios atendidos. 

 

Como a implantação da Unidade Pós-Alta Hospitalar, esses pacientes são encaminhados para uma área ampla, arejada e equipada com poltronas hospitalares. O espaço conta com profissional de enfermagem para assistência e de refeições servidas pelo hospital durante o período de espera pelo transporte.

 

O pronto-socorro da Santa Casa de Araçatuba também ganhou painéis eletrônicos para informar sobre o gerenciamento dos atendimentos no Serviço de Urgência e Emergência, auxiliando os gestores no acompanhamento dos fluxos e na agilização do trabalho.

 

Os televisores para serem usados como painéis foram recebidos em doação feita pela comunidade a partir de uma campanha promovida pela instituição. Essa mesma campanha possibilitou equipar todos os quartos da Unidade de Urgência e Emergência com aparelhos de TV. 

 

Otimização

 

O provedor da Santa Casa de Araçatuba, Petrônio Pereira Lima, informa que com a implementação da metodologia Lean foi possível eliminar obstáculos que prejudicavam o fluxo dos atendimentos, causando superlotação. "Isso resultou em uma abordagem mais integrada e eficaz, promovendo a otimização dos cuidados aos pacientes e garantindo uma experiência de atendimento de alta qualidade", comenta. 

 

Próxima Etapa

 

Na próxima fase do projeto, durante seis meses haverá o acompanhamento por parte da equipe do Hospital Sírio-Libanês, por meio de reuniões mensais on-line. Os encontros serão conduzidos pelos consultores que participaram das várias etapas da implementação do projeto em reuniões presenciais. 

 

Serão apresentados os indicadores mensais para os consultores avaliarem se o hospital está mantendo as metodologias aplicadas na primeira fase e apontar os resultados obtidos com as mudanças. Ao mesmo tempo, a Comissão Técnica de Implementação da Santa Casa terá que implantar novos processos previstos no Projeto Lean nas Urgências e Emergências.

 

Se o hospital cumprir adequadamente as metas estabelecidas pelo programa, estará apto a receber a nova etapa do Lean para outras áreas de grande fluxo que necessitam de modernização de gestão, entre elas o Bloco Cirúrgico e as unidades internas da instituição.

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