O Cremesp realiza no dia 25 de novembro, um sábado, sua 4ª Conferência Estadual do Ato Médico sobre prerrogativas médicas nas áreas da Cirurgia Plástica, Dermatologia e Vascular, que têm recebido maior número de invasões por outros profissionais da Saúde. O evento, exclusivamente online, acontecerá das 9h às 13h, e será transmitido pelo canal do Cremesp no Youtube.
Dois casos — envolvendo óbito por endolaser e complicações em blefaroplastia realizada por dentista — serão debatidos por representantes das especialidades e do Cremesp. Haverá ainda a conferência magna "Entre o bem-estar e a estética", a ser proferida pelo filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário Mario Sergio Cortella.
A gestão do Cremesp vem ingressando, desde 2021, com diversas ações judiciais a fim de evitar que outros profissionais pratiquem ou deem cursos que transgridam o ato privativo do médico, conforme estabelece a Lei 12.842.
O Conselho vem obtendo inúmeras vitórias na Justiça e tem acionado ainda os Ministérios Públicos Estadual e Federal, Anvisa, Polícia Judiciária (Polícia Civil) e outros conselhos profissionais das áreas da Saúde.