Saúde & Bem-Estar

Instrumento cirúrgico é esquecido em corpo de mulher após cirurgia em Araçatuba

Moradora em Buritama passou por procedimento para remoção de feto em setembro na Santa Casa de Araçatuba e descobriu a pinça no corpo após ser barrada ao visitar o companheiro em presídio
Lázaro Jr.
14/11/2023 às 19h43
Exame de raio-X apontou a existência de uma pinça cirúrgica no corpo da paciente (Foto: Reprodução/TV Tem) Exame de raio-X apontou a existência de uma pinça cirúrgica no corpo da paciente (Foto: Reprodução/TV Tem)

A Santa Casa de Araçatuba (SP) instaurou procedimento para investigar possível falha em procedimento cirúrgico em uma paciente que passou cerca de dois meses com uma pinça cirúrgica dentro do corpo.

 

O caso foi divulgado pela TV Tem no início da noite desta terça-feira (14) e a assessoria de imprensa do hospital confirmou que a paciente passou por cirurgia na segunda-feira (13).

 

De acordo com o que foi informado, a mulher, que mora em Buritama, teve uma gestação e precisou ser submetida a cirurgia para remoção do feto, que estava sendo gerado nas trompas uterinas. O procedimento foi realizado em setembro, a paciente recebeu alta e voltou à vida normal. 

 

Pinça

 

Entretanto, ao visitar o marido dela, que está preso no CDP (Centro de Detenção Provisória) de São José do Rio Preto, no final de semana, ela teria sido barrada ao passar pelo detector de metais.

 

Na segunda-feira (13) a mulher voltou à Santa Casa de Araçatuba, foi submetida a exame de raio-X, que apontou que havia uma pinça dentro do corpo dela. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, a paciente foi submetida a nova cirurgia ainda na segunda-feira.

 

O objeto foi retirado e ela permanecia em recuperação nesta terça-feira, em estado clínico considerado estável.

 

Investigação

 

Ainda de acordo com a Santa Casa, o hospital possui protocolos específicos para que os procedimentos cirúrgicos sejam realizados com segurança para os pacientes.

 

Diante disso, teve início a apuração para esclarecer se o protocolo foi seguido pela equipe que realizou o procedimento. “Ao final desta apuração, a direção do hospital tomará as medidas necessárias de responsabilização”, finaliza a nota.

 

A reportagem encaminhou e-mail para a assessoria de imprensa do Cremesp (Conselho Regional de Medicina) questionando se o órgão foi informado do caso, se deve instaurar algum procedimento e aguarda retorno.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.