PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Saúde & Bem-Estar

Homem de 61 anos tem órgãos doados após morte cerebral

Foi a sétima captação de órgãos realizada na Santa Casa de Araçatuba neste ano; foram doados fígado, rins e córneas
Lázaro Jr.
18/09/2023 às 15h54
Equipe do HC de Ribeirão Preto foi escoltada pela Guarda Municipal até o aeroporto após captação (Foto: Divulgação) Equipe do HC de Ribeirão Preto foi escoltada pela Guarda Municipal até o aeroporto após captação (Foto: Divulgação)

Um homem com 61 anos, morador em Auriflama (SP), teve os órgãos doados após constatação da morte cerebral em decorrência de um trauma na cabeça. Ele estava internado na Santa Casa de Araçatuba desde quinta-feira (14) e esta foi a sétima captação de órgãos realizada no hospital neste ano.

 

Segundo a assessoria de imprensa da Santa Casa, o paciente deu entrada em quadro clínico de coma, decorrente de hematoma subdural agudo traumático. Apesar do tratamento intensivo, o quadro não foi revertido e o protocolo para investigação de morte encefálica foi iniciado no sábado (16).

 

Os procedimentos foram concluídos às 11h de domingo e ao serem comunicados pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, os familiares autorizaram a doação dos órgãos.

 

Captação

 

Ainda de acordo com o que foi divulgado, equipe do HC (Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto) iniciou a catação de fígado e rins às 10h30 desta segunda-feira seguiu de volta em voo fretado no início da tarde, após ser escoltada por batedores da Guarda Municipal até o aeroporto Dario Guarita.

 

Também foram captadas as córneas do doador, procedimento realizado pelo enfermeiro Matheus Tonon, que integra a equipe Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante da Santa Casa de Araçatuba.

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.