PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Saúde & Bem-Estar

Crianças recebem 'certificado de coragem' após alta da Santa Casa de Birigui

Ideia foi inspirada em projetos semelhantes aos que ocorrem em outras instituições de saúde
Da Redação
30/08/2023 às 13h21
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

A pediatria da Santa Casa de Birigui encontrou uma forma lúdica e humanizada de reconhecer a força e a coragem das crianças submetidas à internação e procedimentos hospitalares. Agora elas recebem o 'certificado de coragem' da equipe de enfermagem após a alta hospitalar.

 

“A hospitalização é um período desafiador, principalmente para as crianças, e o acolhimento humanizado faz grande diferença nesse momento. O certificado é uma forma carinhosa de incentivar a criança enfrentar as situações adversas” , afirmou a enfermeira e coordenadora da Pediatria, Elenice Heiderichi.

 

A arte do certificado foi criada pelos técnicos de enfermagem Larissa Marcolino e Gustavo Soares. A iniciativa integra as boas práticas assistenciais e vínculo dos profissionais com famílias e os pequenos atendidos. A ideia foi inspirada em projetos semelhantes aos que ocorrem em outras instituições de saúde.

 

Super heróis 

 

O certificado conta com o nome do menino ou da menina, a data da alta hospitalar, imagens de super heróis e inicia com o seguinte dizer: “certificamos que (nome do paciente) foi uma criança muito corajosa! Enfrentou a temida agulha e venceu essa batalha com muita bravura e admirável coragem” .

 

Elenice completou que a entrega do Certificado tem como objetivo estimular na criança a percepção de que o momento de internação para tratamento médico não é somente negativo. “É uma forma de superação e de vencer o medo, proporcionando ao pequeno uma sensação de coragem” , resumiu.

 

Conforme a diretora Assistencial, Bruna Perassoli Teixeira, a humanização é prioridade no hospital. “A humanização nos cuidados está nos pequenos detalhes. Então, tornar o período de internação mais leve para nossas crianças é, sem dúvida, muito importante para a recuperação delas” , disse.

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.