A pediatria da Santa Casa de Birigui encontrou uma forma lúdica e humanizada de reconhecer a força e a coragem das crianças submetidas à internação e procedimentos hospitalares. Agora elas recebem o 'certificado de coragem' da equipe de enfermagem após a alta hospitalar.
“A hospitalização é um período desafiador, principalmente para as crianças, e o acolhimento humanizado faz grande diferença nesse momento. O certificado é uma forma carinhosa de incentivar a criança enfrentar as situações adversas” , afirmou a enfermeira e coordenadora da Pediatria, Elenice Heiderichi.
A arte do certificado foi criada pelos técnicos de enfermagem Larissa Marcolino e Gustavo Soares. A iniciativa integra as boas práticas assistenciais e vínculo dos profissionais com famílias e os pequenos atendidos. A ideia foi inspirada em projetos semelhantes aos que ocorrem em outras instituições de saúde.
Super heróis
O certificado conta com o nome do menino ou da menina, a data da alta hospitalar, imagens de super heróis e inicia com o seguinte dizer: “certificamos que (nome do paciente) foi uma criança muito corajosa! Enfrentou a temida agulha e venceu essa batalha com muita bravura e admirável coragem” .
Elenice completou que a entrega do Certificado tem como objetivo estimular na criança a percepção de que o momento de internação para tratamento médico não é somente negativo. “É uma forma de superação e de vencer o medo, proporcionando ao pequeno uma sensação de coragem” , resumiu.
Conforme a diretora Assistencial, Bruna Perassoli Teixeira, a humanização é prioridade no hospital. “A humanização nos cuidados está nos pequenos detalhes. Então, tornar o período de internação mais leve para nossas crianças é, sem dúvida, muito importante para a recuperação delas” , disse.