PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Saúde & Bem-Estar

CER Ritinha Prates distribui 3 mil cadeiras de rodas em 2023

Mais de 1 mil pessoas das cidades que moram na área de abrangência da DRS-2 foram beneficiadas
Da Redação
04/01/2024 às 19h15
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

O CER IV (Centro Especializado em Reabilitação) Ritinha Prates, de Araçatuba (SP), totalizou em 2023, a distribuição gratuita de 2.956 cadeiras de rodas para moradores nos 40 municípios da área de abrangência do DRS-2 (Departamento Regional de Saúde). Ao todo, 1.204 usuários foram beneficiados pela entidade com cadeiras de rodas, de banho, motorizadas e cadeiras em concha infantil.

 

Desde 2015, quando o centro foi inaugurado, são mais de 5 mil usuários contemplados com cadeiras de rodas de vários modelos, que são adquiridas por meio do Faec (Fundo de Ações Estratégicas e Compensação). O fundo foi criado pelo governo federal em 1999, para custear os pagamentos dos procedimentos de alta complexidade em pacientes com referência interestadual, próprios da Câmara Nacional de Compensação, e dos decorrentes da execução de ações consideradas estratégicas.

 

A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que cerca de 10% da população de qualquer país, em tempo de paz, é portadora de algum tipo de deficiência, das quais: 5% é portadora de deficiência mental; 2% de deficiência física; 1,5% de deficiência auditiva; 0,5% de deficiência visual; e 1% de deficiência múltipla.

 

Distribuição

 

O CER IV do Ritinha Prates utiliza os próprios meios de comunicação para informar usuários de cadeiras de rodas dos 40 municípios da área do DRS-2 que eles têm direito a receber gratuitamente por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), equipamentos que garantam uma melhor qualidade de vida.

 

O coordenador do setor de fisioterapia do CER, Marcos Adriano Mantovan, informa em nota distribuída à imprensa que esses dispositivos garantem funcionalidade diária na vida de cada usuário. “Almejamos que em 2024 a dispensação das cadeiras de rodas seja ainda maior”, afirma.

 

A entidade

 

A Associação de Amparo do Excepcional Ritinha Prates existe desde 1977 e trabalha na área da saúde e inclusão social, por meio do Hospital Neurológico Ritinha Prates. São oferecidos serviços especializados a pessoas com deficiências neurológicas, auditiva, física e visual a 60 usuários em regime de internação hospitalar (cuidados de longa permanência).

 

Em março de 2021, a entidade iniciou os trabalhos da UCP (Unidade de Internação em Cuidados Prolongados), com 24 leitos destinados ao acompanhamento de usuários com quadro clínico estável, mas que necessitam permanecer sob cuidados especializados por mais tempo. Na unidade são atendidos usuários de Araçatuba, Auriflama, Guzolândia, Nova Castilho, Nova Luzitânia, Bento de Abreu, Guararapes, Rubiácea, Bilac, Santo Antônio do Aracanguá e Valparaíso.

 

Já o CER IV realiza 700 atendimentos ao mês e é direcionado a pessoas com deficiências auditiva, física, visual e intelectual. São atendidos moradores em Alto Alegre, Andradina, Araçatuba, Auriflama, Avanhandava, Barbosa, Bento de Abreu, Bilac, Birigui, Braúna, Brejo Alegre, Buritama, Castilho, Clementina, Coroados, Gabriel Monteiro, Glicério, Guaraçaí, Guararapes, Guzolândia, Ilha Solteira, Itapura, Lavínia, Lourdes, Luiziânia, Mirandópolis, Murutinga do Sul, Nova Castilho, Nova Independência, Nova Luzitânia, Penápolis, Pereira Barreto, Piacatu, Rubiácea, Santo Antônio do Aracanguá, Santópolis do Aguapeí, Sud Mennucci, Suzanápolis, Turiúba e Valparaíso.

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.