PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Saúde & Bem-Estar

Araçatuba intensificará atendimentos às mulheres no Outubro Rosa

A partir da próxima semana haverá uma série de atividades especiais para conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero
Da Redação
28/09/2023 às 16h51
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação

Na próxima semana, a Prefeitura de Araçatuba (SP) inicia uma série de atividades especiais para marcar a campanha do Outubro Rosa. A iniciativa visa conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero. 

 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, entre os dias 2 e 6, a UBS (Unidade Básica de Saúde) Centro, que está atendendo no Hospital Municipal, realizará atendimentos das 7h às 20h para a coleta de citopatológico, com atendimento em livre demanda.

 

A iniciativa atenderá as mulheres que realizam mamografias no Centro de Especialidade em Saúde Auxilium, que é administrado pelo Unisalesiano. O objetivo é otimizar o tempo das pacientes que buscam cuidar da sua saúde.

 

No mesmo período, ainda no Centro Auxilium, serão oferecidas mamografias para mulheres com idades entre 49 e 69 anos, mediante agendamento pelo WhatsApp (18) 99801-3041. Não há necessidade de encaminhamento médico e o atendimento será feito das 7h às 20h.

 

Coletas

 

Ainda de acordo com o que foi divulgado, entre os dias 16 e 20, as UBSs intensificarão as coletas de citopatológico e o atendimento à mulher, com exceção das unidades dos bairros rurais da Prata, Jacutinga e Água Limpa. As unidades que oferecerão esses serviços funcionarão das 7h às 20h, oferecendo a coleta de citopatológico com consultas em livre demanda e agendadas.

 

Nas UBSs do Planalto, Morada dos Nobres e Umuarama 2, a coleta de papanicolau será estendida até as 22h, alinhando-se ao horário de funcionamento dessas unidades.

 

A programação inclui ainda, no sábado (21), uma série de ações dedicadas à saúde da mulher. As unidades básicas de saúde da zona urbana e a UBS Taveira, participantes da campanha, funcionarão das 8h às 16h.

 

As ações do Outubro Rosa em Araçatuba é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Associação Mahatma Gandhi, gestora da Atenção Básica, e o Unisalesiano.

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.