PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Saúde & Bem-Estar

Alterações e cuidados com a pele na terceira idade

1 de outubro é o Dia Internacional da Pessoa Idosa; dermatologista ressalta a importância de manter a cútis saudável na melhor idade
Da Redação
01/10/2023 às 11h09
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

À medida que o tempo avança e a expectativa de vida aumenta, a atenção com a saúde da pele na terceira idade torna-se fundamental. De acordo com estatísticas da OMS (Organização Mundial da Saúde), o número de pessoas com 65 anos ou mais é, em média, de 760 milhões. No entanto, até 2050, a expectativa é que esse número aumente significativamente, chegando a 1,6 bilhão. Por esse motivo, é essencial compreender as mudanças que ocorrem na pele durante o processo de envelhecimento e os cuidados necessários.

 

Conforme envelhecemos, a pele passa por transformações significativas, tornando-se mais fina e perdendo a hidratação, o que pode resultar em coceiras, manchas, rugas e flacidez, segundo o Dr. José Roberto Fraga Filho, dermatologista membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Diretor Clínico da clínica Dermagynus, 80% das consultas clínicas de pessoas com mais de 60 anos envolvem problemas dermatológicos, e 10% desses casos são a principal razão para as consultas, além de que é nessa parcela da população que encontra-se uma frequência maior de cânceres de pele.

 

“É muito importante hidratar a pele frequentemente, além de tomar banhos rápidos e com temperaturas mais baixas. O protetor solar é um pilar fundamental, já que os raios são um dos principais fatores de envelhecimento extrínseco”, completa.

 

Nessa faixa etária a busca por uma aparência mais jovem é muito comum. “Procedimentos como lasers para tratar manchas e flacidez, toxina botulínica para rugas e ultrassom microfocado para combater a flacidez são populares entre os idosos que desejam melhorar sua pele”, relata o Dr. Fraga. No entanto, é necessário avaliar individualmente a viabilidade desses procedimentos, considerando a saúde e as condições específicas de cada paciente.

 

O envelhecimento da pele é inevitável, mas o Dr. Fraga ressalta que os avanços da dermatologia têm possibilitado tratamentos mais eficazes e personalizados. “A consulta dermatológica é fundamental, especialmente considerando o aumento da frequência de cânceres de pele nessa faixa etária”.

 

Além dos cuidados básicos, como hidratação e proteção solar, adotar uma alimentação balanceada, rica em antioxidantes, que contribuem para a saúde da pele é importante. A prática regular de exercícios físicos e o controle do estresse também podem desempenhar um papel vital no bem-estar cutâneo.

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.