PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Saúde & Bem-Estar

8 livros sobre saúde feminina para melhorar a relação com seu corpo

Ginecologista especialista em endometriose indica obras literárias para as mulheres entenderem e cuidarem bem da saúde íntima
Da Redação
15/10/2023 às 09h49
Imagem: Reprodução Imagem: Reprodução

É comum que, desde a infância, a saúde íntima da mulher seja um tabu. Em consequência, a ignorância sobre o próprio corpo pode desencadear problemas na vida adulta, como doenças e desconfortos, que são muitas vezes normalizados. 

 

O ginecologista Patrick Bellelis, colaborador do setor de endometriose do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, destaca alguns pontos que merecem atenção e cuidados. Para ele, quanto mais informação elas tiverem, melhor para a saúde. 

 

“Ciclo menstrual, endometriose, cólicas e maternidade são temas recorrentes em toda a vida da mulher. Infelizmente, é comum a presença de pacientes que desconhecem informações básicas sobre si mesmas, o que dificulta a prevenção na sociedade como um todo”, exemplifica.

 

Para vencer as barreiras da desinformação e conseguir estabelecer uma relação melhor com o próprio corpo, potencializando a qualidade de vida, os livros voltados para a saúde íntima da mulher são poderosos aliados do conhecimento rápido. Normalmente, são didáticos e de fácil entendimento.

 

“É claro que o indicado é procurar um médico periodicamente e ao menor sinal de alerta, mas é importante que a mulher se informe e fique atenta a sintomas que possam sinalizar doenças mais sérias, como a endometriose”, explica Bellelis.

 

O médico sugere seis livros úteis para entender melhor o funcionamento do corpo:

 

Endometriose Profunda: O que você precisa saber, por Marco Aurelio Pinho de Oliveira (Editora Di Livros) – A endometriose profunda é uma doença grave e muito comum, que merece atenção redobrada. Neste livro, são encontradas perguntas e respostas sobre as dúvidas mais recorrentes nos consultórios de ginecologia. O conteúdo é distribuído em cinco capítulos, voltados para o público geral e profissionais da saúde da mulher.

 

O lado emocional da endometriose, por Lilian Donatti (Editora Appris) – O livro busca observar a correlação entre endometriose e depressão, percepção de dor e os níveis de estresse, reforçando a importância do atendimento clínico voltado para a saúde física e psíquica da paciente.

 

O que nunca te contaram sobre seu ciclo menstrual, por Lara Briden (Editora Bambual) - Neste livro, a leitora pode encontrar informações sobre todas as fases da saúde hormonal da mulher, desde a puberdade até a menopausa, intensidade de fluxos menstruais, sintomas e processos naturais que podem auxiliar na qualidade de vida feminina. 

 

Entendendo a endometriose: E como conviver melhor com ela, por Gisely Monteiro e Tamires de Lima - A autora fala sobre a teorias de surgimento da endometriose, sintomas e formas de tratamento adequadas. O material é baseado em estudos científicos e também fala sobre como a alimentação pode facilitar o dia a dia com a doença, além de receitas práticas. 

 

E-book - Descomplicando a endometriose, por Patrick Bellelis - O autor aborda os principais aspectos da endometriose, como diagnóstico, tratamento cirúrgico, fisioterapia, nutrição, sexualidade, infertilidade, gestação e bem-estar. O objetivo do e-book é elucidar as mulheres, de forma acessível, sobre os principais riscos, dúvidas e soluções para combater os malefícios da endometriose.

 

Nutrição funcional na saúde da mulher, por Ana Paula da Silva, Bruna Ferreira, Juliana da Rocha e Natalia Gonçalves (Editora Atheneu) - O livro fala sobre nutrição baseada nas necessidades fisiológicas da mulher, levando em consideração diversos momentos ao longo da vida, como menarca, período fértil, gravidez e menopausa. A atenção com a alimentação pode prevenir e ajudar no tratamento de doenças como a endometriose. 

 

O poder dos ciclos femininos, por Kareemi (Editora Gente) - A autora faz uma análise social e comportamental usando os estigmas do ciclo menstrual como tema. Nele, ela fala sobre a importância da “ginecologia emocional”, questões psicológicas ligadas à irregularidades ginecológicas e TPM. 

 

E-book- VivEndo na Cozinha - Receitas Práticas para o seu dia a dia, por Patrick Bellelis - O e-book oferece dicas de receitas saudáveis e simples para o cotidiano de mulheres com endometriose. Conta com a colaboração de especialistas em nutrição funcional, esportiva e saúde da mulher.

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.