Política

Prefeita de Birigui discute reforma da Delegacia Sede em visita a São Paulo

Prédio está desocupado desde 2016 e foi alvo de incêndio em agosto; Samanta também conheceu sistema de monitoramento
Lázaro Jr.
31/01/2025 às 07h43
Samanta Borini visitou o delegado-geral da Polícia Civil, Artur José Dian (Foto: Divulgação) Samanta Borini visitou o delegado-geral da Polícia Civil, Artur José Dian (Foto: Divulgação)

A prefeita de Birigui (SP), Samanta Borini (PSD), aproveitou visita a São Paulo na quarta-feira (29), para se encontrar com o delegado-geral da Polícia Civil, Artur José Dian, e com o delegado adjunto Gilson Cezar Pereira da Silveira, para obter informações sobre a reforma do antigo prédio da Delegacia Sede do Município.

 

Localizado na rua Bento da Cruz, na região central da cidade, o imóvel foi desocupado em 2016 para passar por reforma, que até agora não saiu do papel. Em agosto do ano passado o prédio foi alvo de um incêndio. Momentos antes, um casal aparentemente em situação de rua foi visto saindo, do interior do imóvel. Homem e mulher estariam discutindo.

 

Na ocasião a reportagem encaminhou e-mail à assessoria de imprensa da SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado, que informou que os trâmites para a realização da obra estariam em andamento, de acordo com a previsão orçamentária, sem informar detalhes.

 

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, Samanta tratou desse tema com o delegado geral e também reforçou o pedido de doação de armas para uso da Guarda Civil Municipal de Birigui.

 

Monitoramento

 

Ainda de acordo com o que foi divulgado, durante a viagem a São Paulo, a prefeita de Birigui conheceu a sede do Consórcio Smart City SP, responsável pelo Smart Sampa. Implantado a partir de 2023 em São Paulo, esse é considerado o maior sistema de monitoramento por câmeras e outras tecnologias integradas.

 

O projeto prevê que o sistema poderá contar com até 40 mil câmeras, sendo 20 mil previstas na licitação e a integração com outras 20 mil câmeras privadas, de munícipes e empresas ou de concessionárias.

 

Possível

 

Uma das empresas que integra o consórcio é a Camerite Sistemas S.A., que durante um ano foi responsável pelo sistema de monitoramento com 60 câmeras, que foi instalado em Araçatuba no ano passado.

 

Segundo a Prefeitura de Birigui, o objetivo da visita foi verificar a possibilidade de implantar este tipo de serviço no município. “O Smart Sampa é um projeto inovador, que, além de oferecer maior segurança à população, também permite integrar vários órgãos do serviço público para dar maior agilidade no atendimento ao cidadão”, comenta em nota divulgada à imprensa.

 

Os secretários municipais de Segurança Pública, Vagner Freire, e de Desenvolvimento Econômico, Carlos Farias, acompanharam a prefeita na viagem.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.