Política

Novo secretário de Saúde quer atendimento 24h em UPA do Morada dos Nobres já no início do ano

Daniel Martins Ferreira Júnior falou com a imprensa durante a apresentação dos últimos secretários da equipe de governo de Zanatta; também quer reabrir o Hospital da Mulher
Lázaro Jr.
20/12/2024 às 17h57
Daniel Martins Ferreira Júnior foi apresentado à imprensa como futuro secretário de Saúde (Foto: Lázaro Jr.) Daniel Martins Ferreira Júnior foi apresentado à imprensa como futuro secretário de Saúde (Foto: Lázaro Jr.)

Futuro secretário de Saúde de Araçatuba (SP), o médico Daniel Martins Ferreira Júnior informou que a futura administração pretende implantar logo no início do mandato, o atendimento 24 horas na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Morada dos Nobres, que começou a ser construída na gestão do ex-prefeito Cido Serio (PV) para funcionar como UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

 

A ordem de serviço para a construção desse prédio foi assinada em março de 2014, ao custo de R$ 3,086 milhões, mas ao final do mandato dele, apenas 70% da obra havia sido concluída. Em setembro de 2017 foi assinado outro contrato, ao custo de mais R$ 834 mil, para a conclusão. Hoje a unidade funciona como UBS, com atendimento estendido até às 22h.

 

O futuro secretário de Saúde falou com a imprensa durante a cerimônia de apresentação do complemento da equipe de governo pelo prefeito eleito Lucas Zanatta (PL), no início da tarde desta sexta-feira (20). 

 

Ferreira Júnior foi o coordenador do Programa de Saúde da Família de Araçatuba entre 2001 e 2003, quando coordenou a implantação das primeiras 35 equipes em Araçatuba. Ele reassumiu a função em 2009, na gestão Cido Serio, e na ocasião foram implantadas mais dez equipes do PSF.

 

Mais equipes

 

De acordo com ele, a cidade cresceu e hoje são necessárias 60 equipes para atender a demanda. “Nós visitamos as UBSs desde o início de dezembro, e sim, estamos com a proposta de melhorar o atendimento da Saúde. De início colocando médicos suficientes para o atendimento à população, e de imediato, pedir para o Ministério da Saúde novas equipes de Médico da Saúde para atendimento das famílias” , disse.

 

O futuro secretário explicou que tanto o prédio do bairro Morada dos Nobres como o do Umuarama, onde funciona a UBS 2 do Umuarama, foram construídas para funcionar como UPA, que funcionariam 24 horas, o que não foi feito com a mudança de gestão.

 

De acordo com ele, este atendimento 24 horas depende de uma seleção de equipe pela OSS (Organização Social de Saúde) que gerencia a Atenção Básica, que atualmente é a Mahatma Gandhi. Zanatta já anunciou convite para que o Unisalesiano assuma essa gestão.

 

Porém, ele entende que é possível de imediato, contratar mais médicos e estender o atendimento da unidade do Morada dos Nobres, que hoje vai até às 22h, até às 7h para que a ela funcione 24 horas. “Pretendemos colocar estas UPAs, em um prazo bem curto, para atender a população da região, diminuindo assim o fluxo do pronto-socorro municipal”, disse.

 

Hospital da Mulher

 

Ferreira Júnior também foi questionado sobre o destino que será dado ao prédio onde funcionava o Hospital da Mulher. A atual gestão fez um processo de licitação para reformar e adequar o imóvel, para que ele abrigue o pronto-socorro.

 

Entretanto, a ordem de serviço para essa obra não será assinada pelo prefeito Dilador Borges (PSDB), para que Zanatta decida o que pretende fazer. O futuro secretário de Saúde reforçou que o prédio foi construído para abrigar um hospital e que poderia ser usado para desafogar a Santa Casa.

 

O Hospital da Mulher foi desativado em setembro de 2017, quando a antiga gestora desistiu do contrato. Assim, os serviços foram transferidos para a Santa Casa.

 

“A pedido do prefeito Zanatta foi suspensa a reforma para se transformar em um pronto-socorro, porque vemos a necessidade de um novo hospital. Então a ideia é reabrir o Hospital da Mulher para que ele faça o que ele já fazia no passado, atender a mulher, a criança e fazer pequenas cirurgias”, informou.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.