O governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), autorizou nesta quarta-feira (17) durante visita a Araçatuba (SP), a instalação de um AME (Ambulatório Médico de Especialidades) do tipo Cirúrgico na cidade.
O secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, já havia comunicado que o serviço seria implantado, durante visita para participar da 3ª Oficina de Regionalização da Saúde, realizada em Araçatuba no último dia 9.
A confirmação aconteceu durante o evento Caravana 3D, que teve início hoje e segue até quinta-feira (19), com a presença de vários secretários de Estado na cidade para atender aos pedidos dos prefeitos da região.
Autorização
Durante o discurso, o governador autorizou a construção do prédio para o AME Cirúrgico em Araçatuba e também confirmou a instalação de um AME em Penápolis, o qual será o primeiro do Estado com atendimento digital.
Nesse caso, além do atendimento físico, para especialidades que não dispõem de profissionais para atender na região, esse atendimento será feito de forma virtual, com especialistas de instituições com a USP (Universidade de São Paulo).
Construção
A instalação dos dois AMEs deve demandar um investimento de R$ 92,5 milhões. No caso de Araçatuba, o AME Cirúrgico será construído em um terreno com 2.243 m², localizado na esquina das ruas José Bonifácio e Amazonas, no bairro Vila Mendonça, ao lado do AME.
Desde 2009 a Prefeitura está autorizada pela Câmara a passar esse imóvel para o governo do Estado fazer a construção e implantar o serviço, que enfim deve sair do papel.
Já no caso de Penápolis, que com o AME ampliará a oferta de consultas, exames e procedimentos de média complexidade, o município também cedeu o terreno, que fica na área onde houve a duplicação da via Sargento Arnaldo Covolan, após a rotatória da Bandeira, sentido Bonolat.
Inauguração
O governador visitará a cidade ainda nesta quinta-feira para inaugurar essa duplicação, em cerimônia que acontecerá no terreno que sediará o AME, que deve receber investimento de R$50 milhões, para atender a população de Penápolis e microrregião.
Em nota, o prefeito Caique Rossi (PSD) comentou que essa é uma conquista histórica para toda população e um passo importante para garantir um atendimento de excelência para os penapolenses e toda a região. “Agradecemos todo o empenho do governador e do secretário de Saúde, Eleuses Paiva”, declara.