Política

Fábio Blaya é condecorado com a Medalha Nove de Julho

Superintendente do Plano de Saúde Santa Casa de Araçatuba recebe a mais alta honraria concedida pela Câmara de Vereadores
Da Redação
14/11/2024 às 10h13

O superintendente do Plano de Saúde Santa Casa de Araçatuba, Fábio José Blaya Martinez, recebeu na noite de quarta-feira (13) a Medalha Nove de Julho, a mais alta honraria da Câmara de Vereadores de Araçatuba (SP).

 

A concessão foi proposta pelo vereador Nelsinho Bombeiro (PSD) e aprovada por unanimidade do Legislativo maio deste ano, em reconhecimento ao conjunto de ações realizadas pelo homenageado em prol da melhoria da qualidade de atendimento de saúde.

 

Também prestigiaram a cerimônia os vereadores Antônio Edwaldo Dunga Costa (União Brasil) e Dr. Alceu (PSDB). A sessão solene foi conduzida pelo vice-presidente da Mesa Diretora, vereador Gilberto Batata Mantovani (PSD). O chefe de gabinete Deocleciano Borella Júnior representou o prefeito Dilador Borges (PSDB) no evento.

 

Batata abriu a sessão destacando a contribuição de Fábio Blaya na promoção do bem-estar e da qualidade de vida da população. “O mérito de gestores que se destacam na área da saúde é essencial não só pela liderança eficiente, mas também pela visão estratégica e compromisso contínuo com a excelência”, afirmou.

 

Nelsinho Bombeiro enalteceu as qualidades homenageado. “Nenhuma das honrarias que fiz nesta Casa foi por politicagem, mas sim por merecimento. Com o Fábio Blaya não foi diferente. Ele está aqui hoje recebendo essa homenagem pelo seu esforço, dedicação e caráter. Tudo isso é mérito dele”, declarou.

 

Agradecimento

 

Fábio Blaya disse em discurso que receber a homenagem é uma honra imensurável, que representa acima de tudo, um reconhecimento dos valores que tanto prezo e busco transmitir. "Agradeço pela confiança depositada em mim ao indicar meu nome para essa distinção, que remete a um marco de luta e patriotismo em nossa história”, disse.

 

Economista e com pós-graduações em Gerenciamento Controladoria e Finanças e Administração Hospitalar, Fábio Blaya, participou em 1997, da fundação do Plano de Saúde Santa Casa de Araçatuba, que foi criado como alternativa de receita para o hospital equilibrar o subfinanciamento do SUS (Sistema Único de Saúde), que na época representava em torno de 70% dos atendimentos prestados pelo hospital e atualmente ultrapassa 96%.

 

Trajetória

 

As trajetórias de Fábio Blaya e SC Saúde, denominação comercial do plano, se confundem. Contratado em maio de 1997 para estruturá-lo, na época sem nenhum beneficiário, o homenageado ascendeu à todas as funções administrativas de destaque da empresa e há uma década chegou à superintendência.

 

Decorridos 27 anos, o Plano de Saúde da Santa Casa conta com mais de 20 mil beneficiários, gera 20% das receitas da instituição e possui estrutura completa própria no hospital para atendimento dos usuários: do Pronto Atendimento a cirurgias. No atendimento externo, o plano possui laboratório de análises e ambulatório que atende as principais especialidades médicas. 

 

Sólido financeiramente, o SC Saúde possui rede credenciada de excelência em todos os elos, tanto nos consultórios e clínicas médicas, que totalizam 500 médicos especialistas e 300 profissionais não médicos, dos nove hospitais e dos mais de 30 prestadores conveniados para realização exames de análises clínicas e diagnóstico por imagem.

 

Família

 

Casado com Eniliane Celloni Blaya, são pais de Felipe Celloni Blaya Martinez e Lucas Celloni Blaya Martinez. Aos 53 anos, Fábio Blaya é membro ativo da Augusta e Responsável Loja Maçônica Moderna nº 41 e do Membro do Rotary Club de Araçatuba Leste.

 

Fabinho, como é carinhosamente conhecido, é reconhecido dentre os membros dessas instituições por seu engajamento nas ações voltadas ao bem-estar e assistência da comunidade. Em 2021 ele foi elevado à condição de integrante do Conselho de Administração e tem lutado ao lado da atual diretoria para vencer as inúmeras dificuldades financeiras que a instituição enfrenta diariamente.

 

Homenagem

 

Para o provedor do hospital, Petrônio Pereira Lima, é uma segurança trabalhar ao lado de Fábio Blaya  na gestão da Santa Casa de Araçatuba. “Parafraseando uma canção do Roberto Carlos, digo que o Fabinho é o amigo certo das horas incertas. E o que não faltam, são horas incertas no dia-a-dia de uma instituição que tem a responsabilidade de atender 40 municípios da região, mas não recebe o suficiente para isso”, declara.

 

De acordo com ele, nos momentos mais difíceis, dessa conta que nunca fecha, se referindo ao déficit mensal da Santa Casa, "Fabinho" sempre chega com alguma informação ou orientação que renovam a disposição e esperança. "Por sua juventude e dinâmica, ele está sempre pronto para nos acompanhar nas idas à Brasília e  São Paulo, em peregrinações em busca de socorro financeiro e novas receitas”, finaliza.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.