A Câmara de Araçatuba (SP) realizou na tarde de quarta-feira (19), um ato solene para entrega do Título de Cidadão Araçatubense a Carlos Antônio Farias de Souza. Atual secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Birigui, ele trabalhou por duas oportunidades na Prefeitura de Araçatuba.
Ele foi diretor de Indústria e Comércio durante a gestão de Domingos Andorfato e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico durante o mandato do ex-prefeito Cido Serio. E foi nesse período em que ele foi homenageado com o título de cidadão, que só veio a ser entregue agora.
O autor da homenagem foi o ex-vereador Joaquim Pereira de Castilho, que esteve presente no ato realizado no Gabinete da Presidência da Câmara. A cerimônia foi presidida pela presidente da Câmara, vereadora Edna Flor (Podemos), e teve a presença de vários convidados, entre eles o ex-prefeito de Birigui, Wilson Borini; o vice-prefeito de Birigui, Marcelo Parizati; secretários municipais dos dois municípios, amigos e familiares do homenageado.
Merecido
Em discurso, o ex-vereador autor da homenagem comentou que entre 2003 e 2006 acompanhou o trabalho de Carlos Farias na gestão de Domingos Andorfato e disse que ele sempre procurou desenvolvimento de Araçatuba e região. Por isso, ao ser reeleito vereador, em 2009, propôs o título pelo reconhecimento por esse trabalho.
Edna Flor reforçou que trata-se de uma justa homenagem, afirmando que conhece o homenageado pelo trabalho social que ele sempre realizou. “Carlos é alguém que não obstante a toda essa formação técnica, essa colaboração em importantes iniciativas ligadas ao desenvolvimento social e econômico da região, a gente sempre esteve próximo quando ele fazia a conexão disso com a geração de trabalho e renda para as pessoas em situação de vulnerabilidade”, destacou.
Ela comentou ainda que em alguns momentos de desafios políticos, os dois encontraram o caminho do diálogo, inclusive vindo a atendê-lo na casa dela. “Isso é coisa do ser humano, do caráter”, lembrando que sempre Carlos Farias trabalhou para que a Secretaria de Assistência Social trabalhasse junto com a Desenvolvimento Econômico.
Por fim, ela comentou que apesar de a homenagem ter sido aprovada em 2012, foi oferecida a alguém que continua atuando pelo desenvolvimento da região.
Emocionado
Carlos Farias não conteve a emoção ao discursar durante a entrega do título de cidadão. Ele fez questão de destacar que a gratidão é uma palavra que leva para a vida, afirmando que é pautado em valores, pelo reconhecimento dos amigos e procura fazer o bem a todos.
O homenageado agradeceu pelo convite para trabalhar na atual gestão municipal em Birigui, comandada pela prefeita Samanta Borini (PSD), e lembrou que no primeiro dia de governo, ela esteve em Araçatuba, visitando o prefeito Lucas Zanatta (PL), para trabalharem juntos pelos interesses comuns dos dois municípios. “O que a gente almeja é melhorar as condições de vida das pessoas, aproveitando as experiências”, declarou.
Por fim, afirmou que receber o título de cidadão de Araçatuba é um privilégio, acrescentando que a base de tudo na vida dele é a família, se declarando à esposa e aos filhos e neto.
Biografia
Carlos Farias nasceu em Santópolis do Aguapeí em 1960, é casado com Vera Lúcia Igarashi Farias de Souza, pai de dois filhos (Fernando e Fábio) e avô de três netos. Graduado em Administração de Empresas e Direito, é especialista em projetos de desenvolvimento em gestão pública e privada e em logística e transportes.
Foi diretor de Indústria e Comércio de Araçatuba, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e presidente da Cooperhidro (Cooperativa do Polo Hidroviário), tendo participado da implantação da Hidrovia Tietê-Paraná e do Gasoduto Bolívia-Brasil, quando reivindicou o trajeto passando pela região de Araçatuba.
Também colaborou para viabilizar as estradas de acesso ao condomínio Santa Fé e ao Porto Fluvial de Araçatuba e teve participação nos trabalhos de coordenação do Planejamento Integrado de Recursos Energéticos e na implantação do programa de qualificação de cursos profissionalizantes gratuitos.