A deputada estadual Dani Alonso (PL) e o deputado federal Capitão Augusto (PL) estiveram em Araçatuba (SP) na sexta-feira (10), prestigiando o 46º Potro do Futuro, a 18ª Copa dos Campeões e o 11º Derby do Quarto de Milha, promovidos pela ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha).
O evento é considerado um dos mais importantes do cavalo Quarto de Milha do País e neste, registrou o recorde de 4,1 mil animais e 11,5 mil competidores inscritos.
Durante a visita, os parlamentares realizaram uma audiência pública sobre a escolha do Dia Nacional das Provas Equestres, a ser celebrado anualmente em 23 de junho. “É sempre uma honra participar dos eventos da ABQM, que movimentam a economia com geração de renda e emprego e nos faz ter ainda mais orgulho do agronegócio brasileiro”, afirma Capitão Augusto.
Dani Alonso destaca a atenção dedicada ao bem-estar animal, que passa pelos mínimos detalhes. “Esse cuidado vai desde a acomodação dos cavalos e dos bovinos, passando pela alimentação e conforto térmico com ventiladores gigantescos, até a realização de exames e disponibilidade de veterinários 24 horas. O amor pelos animais é realmente impressionante”, afirma.
Valorização
Em nota, a presidente da associação, Mônica Ribeiro de Castro Cunha, que é a primeira mulher a ocupar o posto, declara que a presença de Dani Alonso e Capitão Augusto valoriza o evento realizado em Araçatuba. “Os deputados são representantes da nossa categoria e o engajamento deles nas nossas causas é fundamental. A presença deles fortalece ainda mais a cultura da criação de cavalos e as provas equestres”, comenta.
Capitão Augusto é presidente da Frente Parlamentar dos Rodeios, Vaquejadas e Provas Equestres no Congresso Nacional. Já Dani Alonso é criadora da Frente Parlamentar em apoio aos Rodeios e Provas Equestres na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).
Atuação
Ambos trabalham em defesa dessas práticas esportivas que também são manifestações culturais típicas do interior do País, inclusive atuando para barrar leis que impedem a realização de eventos relacionados ao tema.
O evento realizado em Araçatuba neste mês de outubro oferece R$ 5,5 milhões em prêmios, atrai quase 40 mil visitantes e gera mais de 1,2 mil empregos diretos e indiretos, aumentando em até 200% o movimento de hotéis, bares e restaurantes.