O esportista Takuji Yamada, 90 anos, recebeu na noite segunda-feira (17), na Câmara de Araçatuba (SP), a Medalha Esportiva Cidade de Araçatuba, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao esporte, à educação e ao fortalecimento da comunidade araçatubense. A honraria foi proposta pelo vereador Hideto Honda (PSD), por meio de projeto de decreto legislativo.
Segundo a Câmara, Takuji Yamada nasceu em Tupã em 1º de maio de 1935 e veio morar com a família em Araçatuba quando tinha 5 anos. Casado com Kimiko Yamada, é formado em Direito e Educação Física pela Instituição Toledo de Ensino.
Como atleta, ele participou da primeira edição dos Jogos Noroestinos em 1952 e nos anos seguintes, teve destaque em várias competições, incluindo o basquete, o atletismo, a natação, o salto e o arremesso de dardo.
Tênis de mesa
Em 1962, o homenageado introduziu o tênis de mesa nos Jogos Noroestinos, levando Araçatuba a dez títulos consecutivos. Desde a década de 1960, ele liderou as equipes da região noroeste paulista no Campeonato Brasileiro Intercolonial.
Ao longo de quase 60 anos, atuou na Associação Cultural e Esportiva de Araçatuba e nas escolinhas do município, ensinando tênis de mesa a mais de 3 mil alunos. Acumulou 32 títulos de campeão e 22 de vice em 54 anos de atividade.
Também formou atletas que disputaram torneios nacionais e internacionais. Em 2008, Takuji Yamada realizou o sonho de disputar o Campeonato Mundial de Veteranos no Rio de Janeiro.
Honraria
Em nota divulgada à imprensa, o autor da homenagem, vereador Hideto Honda, explica a ideia da concessão da honraria. “O esporte é algo prazeroso. Quanto mais esporte mais saúde. O senhor Takuji trouxe o tênis de mesa para Araçatuba e está de parabéns pelo trabalho desenvolvido. É a maior homenagem na área do esporte em Araçatuba”, destaca.