PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Polícia

Trinta condutores são autuados em Birigui em operação do Detran contra embriaguez

Foram 874 abordagens na cidade em fiscalização com apoio das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica
Da Redação
14/11/2023 às 17h29
Foto: Divulgação/Arquivo Foto: Divulgação/Arquivo

Uma ação da Operação Direção Segura Integrada realizada na última sexta-feira (10), em Birigui, resultou em 30 autuações em motoristas, sendo dez por recusa ao teste do bafômetro e outras 20 em condutores que estavam dirigindo após fazer uso de bebida alcoólica.

 

Em nota divulgada nesta terça-feira (14), o departamento informa que a iniciativa  contou com o apoio de equipes das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica e foram abordados 874 condutores de veículos em bloqueio feito na rua Antenor Clarindo.

 

Ainda de acordo com o que foi divulgado, a fiscalização do Detran tem o objetivo reduzir e prevenir acidentes causados pelo consumo de bebida alcoólica combinado com direção. Tanto dirigir sob efeito de álcool quanto recusar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas.

 

Nos dois casos a multa é de R$ 2.934,70 e o condutor responde a processo de suspensão da carteira de habilitação. Se houver reincidência no período de 12 meses, a pena é aplicada em dobro, ou seja, R$ 5.869,40, além da cassação da CNH.

 

Crime

 

Há ainda o crime de embriaguez ao volante, quando o teste do bafômetro apresenta índice a partir de 0,34 miligrama de álcool por litro de ar. Nesse caso, se condenado, o motorista, além da multa e suspensão da CNH, cumpre de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”.

 

Fiscalizações no Estado

 

O Detran informa que no último final de semana realizou 13 operações no Estado, com ações também em Serrana, Votuporanga, Taquarituba, Assis, Piracicaba, Cotia, Mauá, Franca, Ourinhos, Catanduva, Guarujá e São Paulo.

 

No total, 6.824 veículos foram abordados, dos quais 305 motoristas foram autuados por alcoolemia, sendo 261 se recusaram a realizar o teste do bafômetro, 41 foram autuados por direção sob efeito de álcool (índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido) e três crimes de trânsito (índice a partir de 0,34 mg de álcool por litro de ar expelido).

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.