Moradores na pequena cidade de Bilac (SP), município vizinho a Birigui, com pouco mais de 7 mil habitantes, ficaram assustados durante ocorrência envolvendo policiais civis que foram recebidos com tiros de fuzil durante cumprimento a mandado de busca e apreensão, entre o final da tarde e início da noite de quarta-feira (15).
A investigação está relacionada ao tráfico de drogas e três homens que estavam no imóvel conseguiram fugir utilizando uma caminhonete Toyota Hilux branca. Os três foram identificados e serão indiciados por tentativa de homicídio. Apesar de algumas residências terem sido atingidas por disparos, ninguém ficou ferido.
Segundo o que foi apurado pela reportagem, o caso aconteceu na rua Roque Severiano, onde equipe da Dise (Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes) de Santos, no litoral paulista, esteve para dar cumprimento a mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça.
Tráfico
A equipe relatou que existe uma investigação sobre tráfico de drogas em andamento naquela delegacia e a investigação apontou que veículos utilizados pelos investigados estariam nessa residência.
Como o imóvel possui muro alto e portão fechado, os policiais optaram por aguardar o momento em que os investigados deixassem o local para tentar fazer a abordagem, diante da dificuldade de acesso.
Segundo o que foi apurado, assim que o portão abriu, os investigadores se depararam com os três acusados saindo com uma Toyota Hilux branca. Ao ver os policiais, os ocupantes do veículo retiraram armas longas e passaram a atirar na direção dos policiais, que conseguiram identificá-los.
Fugiram
Em seguida o trio deixou o local com a caminhonete e passou a ser acompanhado a distância. Os policiais utilizavam uma viatura descaracterizada, continuaram sendo alvos de disparos, por isso, desistiram de seguir o grupo, que fugiu por um canavial às margens da rodovia.
A Polícia Militar foi acionada por populares e enviou várias equipes, inclusive o helicóptero Águia, que auxiliou nas buscas, mas até a manhã desta quinta-feira (16) os investigados não haviam sido localizados.
Buscas
A equipe da Dise de Santos realizou buscas na residência que era alvo do mandado e apreendeu munições calibre 380, documentos, um cofre fechado, um aparelho DVR, um computador, um celular e as carteiras com os documentos dos investigados e da Hilux. Segundo a polícia, essa caminhonete é frequentemente utilizada um dos investigados.
Equipes da Polícia Civil de Birigui foram comunicadas do caso e seguiram para o local. Segundo o que foi apurado, os policiais tiveram acesso a imagens de câmeras de monitoramento que captaram tiros partindo do interior da residência alvo do mandado de busca e apreensão.
Investigação
A área foi preservada para perícia e foi constatado que uma residência na rua José Alves Santos foi atingida por disparos. Diversos estojos de fuzil foram encontrados e recolhidos. A polícia também apreendeu outra caminhonete Hilux prata, ano 2020, com placas de Selviria (MS), que estava no imóvel.
O caso foi registrado como tentativa de homicídio e um inquérito será instaurado. A reportagem já entrou em contato com a SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado pedindo informações sobre a ocorrência e aguarda retorno.