PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Polícia

Policiais Militares de Araçatuba recebem treinamento contra ataques em escolas

Ação foi realizada na escola estadual Manoel Bento da Cruz promovido pela Companhia de Força Tática
Lázaro Jr.
01/02/2024 às 20h36

A Companhia de Força Tática da Polícia Militar de Araçatuba (SP) realizou nesta quinta-feira (1) na escola estadual Manoel Bento da Cruz, também conhecida com IE, um treinamento prático de preparação contra ataques em escolas. O objetivo é preparar os policiais para lidar com situações reais de atiradores dentro de instituições de ensino, garantindo a segurança dos alunos, professores e demais funcionários. 

 

Segundo o que foi informado, mais de 50 policiais participaram do treinamento, que teve 22 alunos do curso de formação de soldados atuando como figurantes, interpretando alunos que seriam alvos de um atirador. O curso foi aplicado por policiais de Campinas, para 28 integrantes da Força Tática de Araçatuba, que após o treinamento poderão atuar como multiplicadores do curso. É a primeira vez que um treinamento desse tipo é realizado na região.

 

A parte teórica foi ministrada na quarta-feira (31), na sede do quartel do CPI-10 (Comando de Policiamento do Interior). A reportagem foi autorizada a acompanhar parte prática, nesta quinta-feira, com uso de colete de identificação e óculos de proteção. Foi autorizado fazer imagens do treinamento na parte externa da escola, mas apesar de acompanhar parte do treinamento na parte interna, não houve autorização para imagens.

 

Prevenção

 

O comandante do 2º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), tenente coronel Marcos Rogério Lemes, informou que a corporação já vinha buscando esse tipo de treinamento há tempos, para qualificar os policiais para atuar contra agressores ativos em locais confinados, que causam grande terror.

 

“A Polícia Militar vislumbrou a possibilidade de ocorrências desse tipo na nossa região e tomamos a iniciativa de dar um passo à frente e realizar o treinamento dos policiais para caso ocorrer alguma situação dessa na nossa região a gente já estar preparado para atuar”, explicou.

 

Ainda de acordo com ele, o treinamento aconteceu em uma escola, mas esse tipo de ocorrência em local fechado para acontecer em outros ambientes, como empresas privadas ou estabelecimentos públicos.

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.