A Polícia Civil de Araçatuba (SP) deve instaurar inquérito para investigar as mortes de nove cães e gatos encontrados em uma residência no bairro Umuarama, nesta segunda-feira (18).
Segundo a Prefeitura, no domingo (17), agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) já haviam encontrado cerca de 20 cães sem água e alimentação nesse mesmo imóvel, que fica na rua Josefina Mungo.
Ainda de acordo com a Prefeitura, ao retornar nesta segunda-feira para vistoria completa no imóvel, foi constatado que na verdade, na casa havia 38 animais entre cães e gatos, nove deles já sem vida, sendo três cães e seis gatos.
Preso
Segundo o que foi apurado pela reportagem, os responsáveis por esse imóvel foram presos em ocorrência anterior. No dia da prisão, um familiar esteve no local e ficou responsável pelos animais, a pedido de um dos presos.
Na ocasião, o morador havia pedido a esse familiar que solicitasse apoio de pessoa que atua na causa animal para cuidar dos pets. Não se sabe se houve esse contato e, no domingo, a equipe do CCZ encontrou cerca de 20 cães sem água e alimentação.
Segundo a Prefeitura, na ocasião foi solicitado apoio a uma clínica veterinária e fornecidos ração e água visando garantir condições mínimas de bem-estar aos animais. A mesma equipe retornou à residência nesta segunda-feira acompanhada da Guarda Municipal e teria confirmado a situação de mais maus-tratos a animais, encontrando os nove pets já sem vida.
Mortos
Ainda de acordo com a Prefeitura, a ação foi realizada com o acompanhamento de peritos e o caso foi apresentado no plantão policial. Após ser ouvido, o responsável foi liberado e o delegado que presidiu a ocorrência determinou a realização de necropsia nos gatos mortos, a qual deverá ser feita pela Faculdade de Veterinária da Unesp de Araçatuba.
Como não havia ordem judicial, não foi realizada busca domiciliar, ocorrendo apenas o recolhimento dos animais. Um inquérito deverá ser instaurado para investigar o caso.