A Polícia Militar Rodoviária recolheu 80 veículos considerados em mau estado de conservação, durante fiscalização nas estradas estaduais da região de Araçatuba (SP) na Operação Carnaval. Entram nessa relação estradas das áreas de abrangência de Araçatuba, Andradina e Penápolis.
O balanço da fiscalização foi divulgado nesta quinta-feira (15) e mostra aumento em praticamente todos os tipos de autuações. Com relação ao número de veículos recolhidos, por exemplo, foram 36 durante a Operação Carnaval do ano passado, ou seja, menos da metade.
Acidentes
Os registros de acidente de trânsito mais do que dobraram neste ano, com 19 ocorrências contra sete em 2023. No período foram registrados dez acidentes com vítimas contra quatro em 2023, resultando em 12 pessoas com ferimentos leves. No ano passado foram cinco.
Não houve vítimas com ferimentos graves, mas uma pessoa morreu em acidente nas estradas, contra nenhuma morte no Carnaval de 2023. Essa morte foi do motoboy Renan da Silva Borges, 25 anos, e ocorreu na madrugada de sexta-feira (9), quando ele atropelou um cavalo na alça de acesso da rodovia Jorge Maluly Neto (SP-463), na altura do bairro Traitu, em Araçatuba.
Autuações
Com relação às autuações, 69 motoristas foram multados no período por serem flagrados dirigindo após ingerir bebida alcoólica ou por terem recusado o teste do bafômetro.
Também houve aumento considerável nos flagrantes de ultrapassagens em local proibido, com 89 casos contra 55 no ano passado.
Foram registradas ainda 287 multas por falta do uso de cinto de segurança; dez em condutores flagrados usando ou manuseando o celular; e 808 por excesso de velocidade, somente flagrados com uso de radares portáteis.