A Polícia Federal realiza operações de fiscalização em fazendas na região de Araçatuba (SP) e de Presidente Epitácio, para tentar identificar e reprimir o trabalho análogo à escravidão. Os agentes federais acompanham as equipes do Ministério do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho e da Defensoria Pública da União, garantindo a segurança e a efetividade das fiscalizações.
Segundo o que foi divulgado, a ação reforça a competência constitucional da PF, na proteção de direitos fundamentais, atuando em locais de difícil acesso e com potencial risco para os agentes, devido à hostilidade que muitas vezes encontram ao serem recebidos.
“O trabalho conjunto evidencia a essencialidade da Polícia Federal na execução de atividades que demandam segurança e presença institucional, especialmente em áreas isoladas de plantações, onde a fiscalização é mais complexa”, informa nota divulgada à imprensa.
Ainda de acordo com o que foi divulgado, a ação reforça o compromisso das autoridades em combater violações de direitos trabalhistas graves e proteger trabalhadores que se encontram em condições análogas à escravidão, promovendo a justiça e a dignidade no ambiente laboral.
Não foi informado se em alguma das propriedades visitadas foi constatada alguma irregularidade.