Polícia

Polícia Federal de Araçatuba surpreende adolescente recebendo dinheiro falso pelos Correios

PF alerta pais, pois foi o segundo caso do tipo na cidade neste ano, com 3 adolescentes identificados; compraram pela internet
Lázaro Jr.
20/02/2025 às 11h23
Dinheiro falso apreendido pela Polícia Federal de Araçatuba (Foto: Divulgação) Dinheiro falso apreendido pela Polícia Federal de Araçatuba (Foto: Divulgação)

A Polícia Federal de Araçatuba (SP) deteve um adolescente de 17 anos, que foi flagrado na última segunda-feira (17), recebendo cédulas falsas de Real pelos Correios. Segundo o que foi divulgado, em 10 de janeiro, outros dois adolescentes, de 16 e 17 anos, haviam sido surpreendidos cometendo o mesmo ato infracional.

 

De acordo com informações da Polícia Federal, nos dois casos esses adolescentes teriam adquirido as notas falsas por meio de anúncios encontrados na rede social Instagram e em grupos de venda de cédulas falsas no aplicativo WhatsApp.

 

Discutem na escola

 

Em depoimento, eles relataram que o tema era frequentemente discutido entre amigos na escola, o que, segundo a Polícia Federal, demonstra como os adolescentes podem se tornar vítimas desse ato infracional, por oportunismo, devido à falta de discernimento na internet.

 

Ainda de acordo com o que foi informado, ao serem informados do envolvimento dos filhos com o recebimento de notas falsas, os pais deles ficaram nervosos, demonstraram surpresa e preocupação com o envolvimento dos filhos no ato infracional. 

 

Alerta

 

A compra e venda de dinheiro falsificado é crime previsto no artigo 289 do Código Penal, com pena de reclusão de até 12 anos. Devido ao aumento de casos envolvendo adolescentes nessas situações, a PF faz um alerta aos pais, educadores e órgãos de segurança, para que monitorem as atividades dos jovens na internet e orientem sobre os riscos e consequências legais desse tipo de conduta.

 

“A Polícia Federal reforça que o uso de cédulas falsas não apenas prejudica a economia, mas também expõe os envolvidos a riscos legais e coloca em perigo a segurança dos comerciantes e consumidores”, informa em nota divulgada à imprensa.

 

Nos dois casos os adolescentes investigados foram liberados após serem ouvidos na presença dos pais. Não foi informado o valor apreendido em notas falsas.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.