Polícia

Polícia Federal de Araçatuba incinera cocaína apreendida com avião em Penápolis

Foram destruídos cerca de 435 quilos do entorpecente que foi apreendido em dezembro do ano passado
Lázaro Jr.
04/02/2025 às 12h46

O Hojemais Araçatuba acompanhou na manhã desta terça-feira (4), a incineração dos cerca de 435 quilos de cocaína que foram apreendidos em 16 de dezembro do ano passado, encontrados em um avião que pousou no aeroporto de Penápolis (SP).

 

A droga, dividida em 13 pacotes com cerca de 35 quilos cada, foi levada até um curtume na zona norte da cidade e lançada em um dos fornos utilizados para aquecer as caldeiras da empresa, que disponibilizou sua estrutura para que pudesse ser feita a incineração, com autorização da Justiça. 

 

O trabalho foi acompanhado por equipes da Vigilância Sanitária Municipal. Aproveitando a oportunidade, também foram destruídas as mais de 400 cápsulas de pasta base de cocaína que foram apreendidas com quatro pessoas de naturalidade boliviana.

 

Os investigados são três mulheres e um que foram surpreendidos em 23 de janeiro por equipe da Polícia Militar Rodoviária em um ônibus que seguiria para São Paulo, abordado na rodovia Marechal Rondon (SP-300), em Araçatuba. Os quatro ficaram internados na Santa Casa até expelirem a droga e tiveram as prisões em flagrante convertidas em preventivas.

 

Avião

 

Já a apreensão da cocaína e do avião aconteceu em 16 de dezembro, quando foram presos piloto, que é do Espírito Santo, e o acompanhante dele, um mototaxista residente em Limeira, na região de Campinas. Os dois também tiveram as prisões preventivas decretadas.  

 

Ao decretar as prisões, o juiz citou que a localização do entorpecente na aeronave, a quantidade e o tipo de droga evidenciam se tratar de tráfico interestadual. Em depoimento, o piloto disse que teria pego o avião em Porto Murtinho (MS) para levar a droga para Rio Claro (SP) e que ganharia R$ 100.000,00 pelo transporte.

 

O passageiro alegou que apenas acompanharia o piloto até Rio Claro, onde seria informado sobre o valor que receberia, e que eles teriam pousado em Penápolis apenas para abastecer a aeronave.

 

Os dois foram surpreendidos pelo helicóptero Águia da Polícia Militar após pousarem e, de acordo com o que foi relatado, havia uma pessoa com uma picape aguardando, provavelmente para receber a carga. Essa pessoa conseguiu fugir sem ser identificada, deixando o veículo para trás. O inquérito relativo ao caso segue tramitando.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.