A caminhonete Toyota Hilux utilizada por três homens que fugiram após fazerem disparos com fuzil contra policiais civis durante uma tentativa de abordagem em Bilac (SP), cidade vizinha a Birigui, na quarta-feira (15), foi localizada na manhã desta quinta-feira (16) em um canavial.
A reportagem recebeu um vídeo do helicóptero Águia da Polícia Militar sobrevoando uma área de canavial e uma foto do veículo escondido em um carreador no meio do canavial, que seria em Bilac. A caminhonete já passou por perícia e foi apresentada na delegacia da cidade, onde foi registrado o boletim de ocorrência de apreensão.
Conforme já foi divulgado, equipe da Dise (Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes) de Santos, no litoral paulista, foi até uma residência na rua Roque Severiano, em Bilac, onde estariam investigados por tráfico de drogas naquela região. Segundo o que foi relatado, a tentativa de abordagem aconteceu quando a garagem do imóvel foi aberta.
Tiros
Porém, ao serem surpreendidos, os três homens teriam retirado armas longas da Hilux e passado a atirar na direção dos policiais, que conseguiram identificá-los. O trio fugiu com o veículo, houve um breve acompanhamento, que foi interrompido devido a novos disparos contra a viatura, que era descaracterizada.
Os investigados foram vistos entrando em um canavial às margens da rodovia, a Polícia Militar foi acionada e enviou várias equipes, inclusive o helicóptero Águia, que auxiliou nas buscas, até a caminhonete ser localizada na manhã desta quinta-feira.
Buscas
Na casa onde os investigados estavam foram apreendidas munições calibre 380, documentos, um cofre fechado, um aparelho DVR, um computador, um celular e as carteiras com os documentos dos investigados e da Hilux encontrada hoje, que seria frequentemente utilizada um dos investigados.
A polícia apreendeu ainda uma outra caminhonete Hilux prata, ano 2020, com placas de Selvíria (MS), que estava no imóvel. Uma residência na rua José Alves Santos foi atingida por disparos e diversos estojos de fuzil foram encontrados e recolhidos durante a perícia.
SSP
Procurada, a assessoria de imprensa da SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado confirmou que a Polícia Civil investiga uma tentativa de homicídio contra policiais da Dise de Santos, que foram recebidos a tiros durante cumprimento de mandado de busca e apreensão na quarta-feira, em Bilac.
“Os criminosos estavam em um veículo e fugiram após os disparos, que não atingiram ninguém. A PM fez buscas pelos atiradores com o helicóptero Águia, mas eles não foram localizados até o momento. Na residência utilizada pelos suspeitos foram apreendidos diversos documentos, celulares, dinheiro, cartões bancários e um carro”, informa a nota.
O caso foi registrado como cumprimento de mandado de busca e apreensão e tentativa de homicídio na Delegacia Plantão de Birigui. Segundo o que foi apurado pela reportagem, a investigação ficará por conta da delegacia de Bilac, onde ocorreram os fatos.