A Polícia Civil de Birigui (SP) investiga se dois homicídios ocorridos na noite de terça-feira (21) na cidade, estariam relacionados. A primeira vítima é Bruno Henrique Martins, 27 anos, e a segunda é Lucas Donha, de 28. Os dois foram assassinados por disparos de arma de fogo.
O primeiro caso aconteceu por volta das 19h30 na rua Leonora Fioroto, no bairro Recanto Verde, onde a vítima foi encontrada caída no asfalto ao lado de dois capacetes, com ferimentos por disparos de arma de fogo.
Apesar de ter sido levado ao pronto-socorro para atendimento médico, Martins não sobreviveu. Em contato com o pronto-socorro, a polícia foi informada que a vítima apresentava dois ferimentos no lado direito do peito, causados por projétil de arma de fogo, sem nenhum ferimento de saída.
Tiros
A perícia, acompanhada por equipe da Polícia Civil chefiada pelo delegado Eduardo Lima de Paula, encontrou uma munição íntegra, porém picotada, do calibre 380, e outras 16 deflagradas dos calibres 380 e 32.
Também havia sinal de disparos de arma de fogo no portão de uma casa e na parede e no toldo de uma barbearia. Imagens de câmeras de monitoramento obtidas pela polícia, mostram que no local do crime, duas motos se encontraram e houve um troca de tiros entre os ocupantes dos veículos.
Uma delas, azul, e ocupada por duas pessoas, deixou o local em alta velocidade em seguida, em direção à mercearia. As imagens também mostram um homem de bicicleta no local, mas não é possível afirmar que esta pessoa tenha alguma ligação com os fatos investigados, segundo a polícia.
Discussão
Os policiais conseguiram falar com a esposa de Martins, que contou que estava dentro de casa, na rua Victorio Alfredo Meranca, e que o marido dela estava no quintal com o tio dele. Ainda de acordo com ela, houve uma discussão seguida de disparos de arma de fogo e em seguida, o marido dela saiu de casa na garupa da moto conduzida pelo tio dela.
Passados alguns minutos, ela foi informada que Martins havia sido baleado em local próximo da casa dele. Diante da informação, a perícia também esteve na residência da vítima e recolheu mais três projéteis e quatro estojos deflagrados de calibre 380.
Outro assassinato
Cerca de três horas depois, a polícia foi informada de outro homicídio, desta vez no Portal da Pérola 2. No local, foi constatado que a vítima estava em uma conveniência na avenida Afif José Abdo e, quando deixava o estabelecimento, também foi atingida por um disparo de arma de fogo na cabeça.
Populares que não quiseram se identificar informaram à polícia que após os disparos, o autor, que estaria de moto, teria fugido com o veículo, virando na rua Rotilio de Souza, em direção ao bairro Margareth Vargas.
Donha também foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Ao procurar o pronto-socorro municipal, a equipe de investigação foi informada que ele apresentava um único ferimento de entrada no lado direito da cabeça e que o projétil teria ficado alojado.
Investigação
Durante a perícia foi constatado que no local do crime estava uma moto que seria de Donha e, ao lado dela, havia uma mancha de sangue no asfalto. No local também havia quatro estojos e uma munição intacta, todos do calibre de pistola 32.
O padrasto da vítima esteve presente e ficou responsável pela moto após o término da perícia. Ele disse não saber quem seria o autor do crime, mas informou que é possível que o crime esteja relacionado com o assassinato ocorrido mais cedo. Um inquérito será instaurado para dar continuidade das investigações.
Enterros
Os corpos das duas vítimas foram encaminhados para o IML (Instituto Médico Legal) de Araçatuba para exame necroscópico antes de serem liberados aos familiares. Os velórios estão programados para o mesmo local, a partir do início da tarde desta quarta-feira (22).
O enterro de Martins está marcado para as 8h de quinta-feira (23) e o de Donha, para as 9h, ambos no cemitério da Consolação, em Birigui.