A Polícia Civil cumpriu na segunda-feira (1), os mandados de prisão preventiva contra três homens denunciados pelo Ministério Público por associação criminosa e roubo, acusados de terem participado de um assalto a residência ocorrido em Gastão Vidigal, no final de 2023. Um dos réus já estava preso, acusado de participação em assaltos semelhantes ocorridos em Araçatuba.
A investigação coordenada pelo delegado Marcel Basso resultou na "Operação Gallaecus”, que foi deflagrada em 17 de outubro de 2024. Na ocasião, mais de 20 policiais civis da Seccional de Araçatuba cumpriram sete mandados de busca: dois em Gastão Vidigal, dois em Nhandeara e três em Araçatuba.
Quatro pessoas foram ouvidas e liberadas e foram apreendidos notebooks, duas máquinas de cartão de crédito, um celular e um aparelho utilizado para gravar imagens de câmeras de monitoramento.
Os policiais também apreenderam um boné utilizado por um dos autores do roubo, conforme foi constatado pelas câmeras de segurança do imóvel invadido, o qual foi encontrado na residência de um dos alvos e apreendido.
O delegado chegou a representar pela prisão temporária de um dos suspeitos na ocasião, mas o pedido não foi deferido.
Investigação
As investigações prosseguiram e, com base na análise do conteúdo dos aparelhos apreendidos, com autorização judicial, foi constatada inconsistências nas versões apresentadas pelo três principais investigados. Segundo a polícia, foram ouvidas novas testemunhas, entre elas a companheira de um dos investigados, comprovando a participação dos três no roubo.
A Polícia Civil também conseguiu identificar que o veículo utilizado na fuga após o assalto teria sido utilizado em roubos ocorridos na mesma época em Araçatuba, praticados da mesma forma. Esse carro pertenceria a um dos investigados, que já estava preso por participação em roubos cometidos em Araçatuba.
Operação
A operação para o cumprimento dos mandados de prisão preventiva realizada na segunda-feira teve a participação de policiais civis de Gastão Vidigal, com apoio de equipes de Nova Castilho, Nova Luzitânia, General Salgado e Santo Antônio do Aracanguá.
Os dois capturados foram encaminhados à delegacia e seriam apresentados em audiência de custódia nesta terça-feira. No caso do réu que já estava preso, foi dado cumprimento ao mandado de prisão no presídio onde ele está, em Dracena.