Polícia

Polícia Civil de Birigui apreende revólver e espingarda com idoso

Passou a ser investigado após ser flagrado por câmeras de monitoramento, portando um revólver em via pública
Lázaro Jr.
22/03/2024 às 16h55

A Polícia Civil de Birigui (SP) apreendeu na tarde desta sexta-feira (22), duas armas de fogo que estavam com um homem de 72 anos. Ele estava sendo investigado por ter sido flagrado por câmeras de monitoramento, portando um revólver na via pública. O caso aconteceu na última segunda-feira (18), na região central da cidade, onde o investigado reside.

 

A apreensão aconteceu durante cumprimento a mandado de busca e apreensão expedido pela 1ª Vara Criminal. Equipe de investigação chefiada pelo delegado Eduardo de Paula esteve na residência do idoso.

 

Os policiais foram atendidos por ele e, durante as buscas, encontraram um revólver calibre 38, que seria o que aparece na mão dele nas imagens. A arma estava municiada com cinco cartuchos intactos. No imóvel também foi apreendida uma carabina do mesmo calibre.

 

Segundo a polícia, o investigado não apresentou a documentação relativa às armas, mas pesquisas feitas previamente nos sistemas apontaram que ele seria o proprietário delas. Porém, a documentação estaria vencida desde 2013, por isso elas foram apreendidas.

 

Confessou

 

Ainda de acordo com a polícia, ao ser questionado, o idoso confirmou ser a pessoa que aparece nas imagens portando um revólver. Ao prestar declarações ele alegou ter sido procurado por outro homem que o havia chamado no portão de casa, feito ameaças e o ofendido.

 

Ele alegou que para “se defender”, buscou a arma, mas andou apenas alguns metros de posse dela, com a intenção de tirar fotos do suposto autor das ameaças, mas que não tinha o objetivo de portar a arma fora de casa.

 

Investigação

 

O delegado explica que não foi decretada a prisão pela posse das armas porque há entendimento dos tribunais superiores que nesses casos, a pessoa pode vir a regularizar a arma, pois tem a documentação, que está vencida. Por isso é feito apenas a apreensão.

 

Entretanto, segue tramitando o inquérito que apura o crime de porte de arma em via pública e ameaça. Segundo o que foi apurado pela reportagem, na ocasião, testemunhas disseram ter visto o idoso sair de casa com o revólver na cintura.

 

Ele teria sacado a arma e a apontado para um homem que estaria em situação de rua, sob argumento de que o mesmo teria chutado o portão da casa dele. Esse homem conseguiu fugir. Porém, o investigado teria usado a arma para fazer ameaças a outras pessoas. Inclusive, já havia sido feito um registro anterior de ameaça contra ele pelo mesmo motivo.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.