Polícia

Polícia Civil de Araçatuba prende 5 investigados por desvios de cargas milionárias

Grupo atuaria em diferentes municípios do Estado, tendo feito vítima uma empresa de produtos alimentícios da região de Araçatuba
Lázaro Jr.
04/12/2025 às 17h28
Materiais apreendidos durante o cumprimento dos mandados judiciais (Foto: Divulgação) Materiais apreendidos durante o cumprimento dos mandados judiciais (Foto: Divulgação)

Cinco pessoas foram presas pela Polícia Civil de Araçatuba (SP) nesta quinta-feira (4), durante a “Operação Easter Egg”, suspeitas de participarem de uma suposta organização criminosa especializada em estelionatos e desvios de cargas de alto valor econômico.

 

Essa organização atuaria em diferentes municípios paulistas, inclusive tendo como vítima, uma empresa de produtos alimentícios instalada na região de Araçatuba. Os mandados foram cumpridos em diversos pontos da Capital e nas cidades de Guarulhos e Arujá, na Grande São Paulo.

 

Investigação

 

De acordo com a polícia, a investigação teve início após o registro de um boletim de ocorrência em Guararapes, relacionada a uma carga desviada de uma empresa na cidade. Porém, ao todo, foram registrados sete boletins de ocorrência que estariam relacionados ao esquema.

 

Ainda segundo o que foi divulgado, durante a investigação, em novembro, equipe da 1ª DIG/Deic de Araçatuba conseguiu impedir que o grupo cometesse a fraude envolvendo uma carga de fraldas na cidade de São Paulo. A mercadoria, avaliada em mais de R$ 200 mil, foi devolvida para a distribuidora vítima. 

 

Empresas de fachada

 

Inquérito instaurado pela DIG/Deic (Delegacia de Investigações Gerais da Divisão Especializada de Investigações Criminais) de Araçatuba apontou que o grupo utilizaria identidades falsas, empresas de fachada e documentos empresariais manipulados.

 

Assim, os investigados enganariam transportadoras e empresas contratantes, desviando cargas por meio de esquemas de fraude altamente sofisticados. As mercadorias, avaliadas em valores expressivos, eram escondidas e distribuídas posteriormente de forma clandestina.

 

Operação

 

A operação teve a participação de policiais da DIG/Deic, que durante o cumprimento dos mandados de busca apreenderam 13 celulares, três notebooks e documentos e um SIM card, que serão encaminhados ao Instituto de Criminalística para perícia.

 

Também foram recolhidas duas máquinas conhecidas como “Frozen”, utilizadas na fabricação de bebidas geladas, cremes frios, açaí ou sorvete expresso (soft). Essas máquinas estariam relacionadas a outra carga desviada.

 

Segundo a polícia, os cinco capturados foram apresentados na sede do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) da Capital, para formalização das capturas. Como a investigação segue em andamento, novos desdobramentos poderão ocorrer após análise do material apreendido.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.