Um carro forte foi roubado na rodovia Marechal Rondon, em Castilho, em 2014 (Foto: Lázaro Jr./Arquivo)
A Polícia Militar de Araçatuba (SP) divulgou nota nesta quarta-feira (18), informando que no próximo dia 26, às 14h, irá realizar um treinamento simulado de roubo a carro-forte, com a participação da Companhia de Força Tática e de outras unidades da corporação.
A atividade será realizada nas imediações do quilômetro 2 da estrada vicinal Nametala Rezek, que é o complemento da avenida Saudade, no bairro Iporã.
De acordo com o que foi divulgado, o exercício faz parte da elaboração do Plano de Ações de Contraterrorismo em Cidades, promovendo o aprimoramento técnico e tático dos policiais militares em situações de risco elevado e ameaças complexas.
Cenários críticos
Ainda de acordo com o que foi informado, o treinamento reflete o esforço contínuo da Polícia Militar na redução dos índices criminais de roubo, com foco na antecipação de cenários críticos e proteção da sociedade.
“Treinamentos dessa natureza são realizados de forma periódica, reafirmando o compromisso da Polícia Militar com a excelência operacional, a segurança pública e o fortalecimento das ações preventivas em todo o Estado”, informa a nota.
Durante o treinamento haverá sons simulados de disparos de armas de fogo e explosões, em virtude da natureza realística do exercício.
Roubo
Em setembro de 2014, houve um roubo a carro-forte em Castilho, na região de Araçatuba. Na ocasião, pelo menos oito bandidos com armas de uso restrito, entre elas uma antiaérea calibre ponto 50, que é capaz de derrubar um helicóptero, atiraram contra o veículo de uma empresa de transporte de valores que trafegava pela rodovia Marechal Rondon (SP-300).
Eles ocupavam dois carros blindados e utilizaram explosivos para abrir o cofre e roubar todo o dinheiro, que seria mais de R$ 5 milhões.