Se apresentaram na manhã desta segunda-feira (18) e já foram efetivados, os 15 novos delegados de polícia que foram nomeados pelo governo do Estado na primeira quinzena deste mês, e destinados para atuar em delegacias de polícia na região de Araçatuba (SP).
Foram contempladas as cidades de Araçatuba, Birigui, Guararapes, General Salgado, Penápolis, Buritama, Valparaíso, Avanhandava, Lavínia, Mirandópolis, Auriflama, Castilho e Pereira Barreto. Os 15 profissionais foram recepcionados no início da manhã pelo diretor do Deinter-10 (Departamento de Polícia Judiciária) de Araçatuba, Mauro Gabriel, na sede do departamento.
A reportagem acompanhou parte da apresentação, na qual o diretor do Deinter contou um pouco de sua experiência na área e pediu que eles se dediquem para atender bem as necessidades dos cidadãos nos municípios nos quais escolheram trabalhar.
Já no período da tarde eles assumiram as respectivas delegacias e passaram a atuar oficialmente como delegados nas cidades para as quais foram designados.
Déficit
Segundo Mauro Gabriel, apesar de 15 delegados terem sido destinados para trabalhar em delegacias na área do Deinter-10, que é composta por 43 municípios, cinco dos que estavam lotados em delegacias nessas cidades pediram transferência.
Assim, são dez novos delegados para suprir o déficit ocorrido com aposentadorias, transferências e outras ocorrências ao longo dos anos. "A expectativa é de que no final de 2025, mais tardar início de 2026, a região receba um número até maior de delegados, do concurso em andamento para a contratação de 552 novos delegados", informa.
Mauro Gabriel acrescenta que apesar de não suprir as necessidades atuais, a posse desses novos delegados deve suprir a necessidade onde havia um déficit maior.
Nomeação
Ao todo, foram nomeados 304 delegados que se formaram na Acadepol (Academia de Polícia), para reforçar o efetivo da Polícia Civil e aprimorar o atendimento à população, o trabalho investigativo e o combate à criminalidade.
Do total, a Delegacia Geral de Polícia destinou cerca de 30% deles para as delegacias da capital, que receberam 91 delegados. A região metropolitana recebeu mais 44 delegados e as cidades da Baixada Santista, outros 14 novos profissionais. O interior de São Paulo recebeu os 50% restantes da turma de formandos.