Uma jovem de 21 anos foi presa na madrugada deste sábado (13), em Birigui (SP), por abandono de incapaz, acusada de deixar os filhos de 2 e de 6 anos sozinhos em casa. Foi uma das crianças que telefonou para a avó, informando que a mãe dela a havia deixado sozinha com o irmão.
O caso foi apresentado por policiais militares, que relataram que às 3h50, durante patrulhamento, foram informados de uma possível ocorrência de abandono de incapaz.
Na residência da família eles encontraram uma tia das crianças, que é irmã da investigada. Ela contou que a menina havia telefonado para a “avó de consideração”, informando que estava sozinha, e esta telefonou para a tia das vítimas.
Arrombou
A testemunha disse que ao procurar as crianças, precisou arrombar o cadeado do portão, que estava trancado com uma corrente. A porta da casa, porém, estava aberta, e apenas a menina estava acordada, enquanto o irmão dela estava dormindo.
Os policiais entraram na casa, notaram que as crianças não estavam feridas e acionaram o Conselho Tutelar. Enquanto colhiam informações, a investigada chegou conduzindo uma moto, aparentemente sob efeito de álcool.
De acordo com a equipe, ao ver os policiais ela passou a agir de forma agressiva, não quis apresentar os documentos de identificação dela e dos filhos dela. Além disso, não quis informar que horário havia saído de casa.
Presa
Diante da situação, os policiais deram voz de prisão à jovem, que ao ser conduzida ao plantão policial, teria chutado a porta do compartimento de transporte de presos da viatura, porém, sem causar danos.
As crianças foram levadas para a delegacia pelos tios dela, em outro carro. Uma conselheira tutelar acompanhou a ocorrência e autorizou que as crianças ficassem provisoriamente com os tios.
Confirmou
A tia dos meninos também foi ouvida e informou que por volta das 3h30 recebeu uma ligação da avó de consideração das vítimas, contando que a neta dela havia telefonado, informando que estava sozinha em casa com o irmão.
De acordo com ela, a menina disse que na noite de sexta-feira estiveram na casa da sogra da investigada e que a mãe dela teria bebido cerveja. A criança relatou ainda que a mãe dela disse que iria comprar um lanche, saiu de moto e deixou ela e o irmão sozinhos em casa, sem saber precisar por quanto tempo.
Investigação
A testemunha confirmou que a mãe das crianças chegou em casa por volta de 4h30, apresentando sinais de embriaguez e bastante alterada durante o registro da ocorrência. Por fim, relatou que a irmã dela tem histórico de uso de entorpecentes anterior a gravidez, mas não sabe dizer se ainda faz uso de entorpecentes.
Ouvida pelo delegado Eduardo Lima de Paula, a investigada optou por permanecer em silêncio para se pronunciar apenas em juízo e após ser ouvida, permaneceu à disposição da Justiça para ser apresentada em audiência de custódia.
Ela deve ser indiciada por abandono de incapaz, agravado pelo fato de as vítimas serem crianças, descendentes dela. Assim, não há previsão de fiança na fase policial.