Polícia

Mulher condenada por tentar roubar idoso em Birigui é presa em Araçatuba

TJ-SP atendeu pedido do Ministério Público e determinou o regime fechado para início do cumprimento da pena
Lázaro Jr.
24/05/2025 às 11h32
Foto: Ilustração/Divulgação Foto: Ilustração/Divulgação

A Polícia Militar prendeu na noite de sexta-feira (23), em Araçatuba (SP), Susimar Cristina Barbosa Ferreira, 46 anos, condenada a 3 anos, 7 meses e 16 dias de prisão por tentar roubar um idoso de 83 anos em Birigui, em novembro de 2023.

 

Ela chegou a ser presa preventivamente, mas em obteve a liberdade após decisão em primeira instância, que determinou o regime aberto para o início do cumprimento da pena. Porém, o Ministério Público recorreu e o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) acatou o recurso e determinou que a pena seja cumprida inicialmente no regime fechado.

 

Roubo

 

Conforme já divulgado, na manhã de 5 de novembro de 2023, um idoso de 83 anos seguia para um supermercado na rua Bandeirantes, quando foi surpreendido pela acusada. Ela colocou a mão no bolso do short dele para roubar o dinheiro.

 

A vítima estava acompanhada da esposa, que tinha 77 anos na época. A idosa tentou ajudar o marido, mas foi empurrada por Susimar, caiu no chão e teve ferimentos em um dos braços. Um homem que testemunhou a tentativa de roubo correu em direção ao casal e conseguiu deter a mulher, que foi presa em seguida por policiais militares.

 

Condenada

 

Consta no recurso que em depoimento, Susimar alegou que estava em situação de rua e vendia pipocas e se prostituía para conseguir dinheiro para sustentar o vício em drogas e bebida alcoólica.

 

Ela alegou que teria combinado um programa sexual com o idoso por R$ 40,00 e como ele não teria dinheiro trocado, iriam ao mercado, mas teriam sido surpreendidos pela esposa dele. Alegou ainda que teria ficado nervosa e pegado R$ 20,00 do bolso da vítima, mas foi detida em seguida.

 

A versão não foi aceita pela Justiça, pois o casal confirmou que estava indo ao mercado quando foi surpreendido pela condenada, que tentou roubar o dinheiro que estava no bolso da roupa do idoso. Além disso, o homem que deteve Susimar relatou em juízo que momentos antes de ela atacar o casal, ela havia pedido dinheiro a ele no estacionamento do mercado.

 

“Evidentemente, a pueril, genérica e fantasiosa justificativa apresentada de que a vítima, com idade bastante avançada (83 anos), lhe devia dinheiro decorrente de favores sexuais não convence e restou completamente isolada nos autos”, consta na decisão.

 

Prisão

 

Ao decidir pela prisão no regime fechado, o magistrado levou em consideração a gravidade do crime, já que a ré agrediu as vítimas idosas em via pública e chegou a rasgar o dinheiro que estava no bolso do idoso.

 

Também pesou o mau antecedente por crime de roubo, o que indicaria “descaso para com a Justiça, completa ausência de assimilação da terapêutica criminal e desinteresse na plena reintegração social”.

 

Susimar foi capturada ao ser encontrada na rua Igor Dourado e Castro, no Porto Real 2, foi apresentada no plantão policial e deve permanecer à disposição da Justiça para dar início ao cumprimento da pena.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.