A Polícia Civil de Araçatuba (SP), em uma ação conjunta com a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, prendeu na última quinta-feira (9) em uma propriedade rural em Três Lagoas (MS), um homem de 39 anos, de Araçatuba, acusado de tráfico de drogas.
Ele passou a ser investigado após ser abordado em 23 de agosto, por equipe do Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), com 5 quilos de maconha, ao ser surpreendido ao sair de casa, na Vila Paulista, carregando parte do entorpecente.
Na ocasião, foi apurado que ele e o irmão teriam uma liminar na Justiça, autorizando manter maconha em depósito na residência, mas havia denúncia de que estariam comercializando o entorpecente por meio de aplicativo de mensagens.
Investigação
Os dois foram liberados após serem ouvidos na ocasião, mas um inquérito foi instaurado pela Dise/Deic (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes da Divisão Especializada de Investigações Criminais).
Segundo a Polícia Civil, durante a investigação foi constatado que apesar de haver autorização para extração de óleo medicinal da planta, em quantidade limitada e exclusivamente para fins terapêuticos, o investigado estaria extrapolando os limites legais.
A investigação apontou que ele mantinha uma plantação da erva em propriedade rural em Três Lagoas (MS), de onde extraía não apenas o óleo terapêutico, mas também flores (“Colombia Gold”), folhas ressecadas e o derivado ICE, produtos estes oferecidos e vendidos ilegalmente a traficantes e usuários.
Operação
Diante das evidências, o delegado responsável pelo inquérito representou pela prisão temporária do investigado suspeito e pela expedição de mandados de busca para endereços ligados a ele.
As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça e equipes da Dise e da DIG (Delegacia de Investigações Gerais), com apoio da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, cumpriram os dois mandados de busca e apreensão, um deles em Araçatuba e outro em Três Lagoas.
O investigado foi capturado em uma fazenda em Três Lagoas, onde de acordo com a polícia, foram encontradas 75 pés de maconha, aproximadamente 1 quilo de folhas e flores já colhidas, inúmeras sementes da variedade “ColombiaGold”, extratos e derivados (ICE). Também foi recolhida uma espingarda de pressão modificada para calibre de fogo e um celular.
Preso
Todo material foi apresentado na delegacia de Três Lagoas, com o boletim de ocorrência sendo registrado pelo SIG (Setor de Investigações Gerais). Além de ser formalizado o cumprimento do mandado de prisão temporária, o investigado deve ser indiciado por posse irregular de arma de fogo.
A prisão temporária é pelo período de 30 dias e poderá ser prorrogada por igual período, até que sejam concluídas as diligências pela 2ª Dise/Deic/Deinter-10 – Araçatuba.