A menina de 8 anos que teve o órgãos captados no domingo (5) na Santa Casa de Araçatuba (SP), após ser constatada a morte cerebral em decorrência de traumatismo craniano, estava com a família no carro do pai dela, quando o veículo foi atingido na traseira por uma picape.
O acidente aconteceu uma semana antes, na noite de 27 de setembro, na rodovia Elyeser Montenegro Magalhães (SP-463), perto do trevo de Santo Antônio do Aracanguá, cidade onde ela residia com a família.
No boletim de ocorrência comunicando o óbito, registrado no início da madrugada desta segunda-feira (6), o pai dela, um homem de 33 anos, relata que naquela noite conduzia um VW Gol pela estrada.
Devagar
Na altura do quilômetro 73,3, próximo ao trevo de acesso a Aracanguá, ele estava atrás de um caminhão, trafegando em baixa velocidade. Ainda de acordo com ele, de repente surgiu uma picape VW Saveiro, em alta velocidade, e bateu violentamente contra a traseira do carro dele.
Ainda de acordo com o pai da menina, ela foi a vítima mais gravemente ferida e teve que permanecer internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) devido a múltiplos traumatismos cranianos.
Morreu
Apesar do tratamento intensivo, a morte cerebral foi constatada por volta das 20h de sábado (4) e os pais optaram pela doação dos órgãos da vítima. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, foram captados fígado, rins e coração para a retirada de válvulas.
Com a conclusão da captação, o corpo foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Araçatuba para exame necroscópico, antes de ser liberado aos familiares para velório e enterro.
A escola municipal Constâncio João da Costa, de Santo Antônio do Aracanguá, onde a menina estudava, fez uma publicação lamentando a morte. “Neste momento de imensa dor, a Administração Municipal, por meio do Departamento de Educação, se solidariza com os familiares, amigos, colegas e toda a comunidade escolar, expressando sinceras condolências e desejando força para enfrentar esta irreparável perda”.