PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Polícia

Jovem é preso após esfaquear homem em Birigui

Vítima foi socorrida em estado grave, passaria por cirurgia e permaneceria internada; autor alegou legítima defesa
Lázaro Jr.
13/01/2024 às 20h04
Vítima foi atendida no pronto-socorro de Birigui (Foto: Lázaro Jr.) Vítima foi atendida no pronto-socorro de Birigui (Foto: Lázaro Jr.)

Um jovem de 22 anos, morador no bairro Jandaia 2, em Birigui (SP), foi preso na tarde deste sábado (13), por tentativa de homicídio. Ele é acusado de ter esfaqueado um homem de 28 anos, durante uma briga na casa dele. A faca usada no crime foi encontrada a 100 metros da casa do investigado e reconhecida pela mãe dele como sendo da casa dela, segundo a polícia.

 

De acordo com o que foi apurado pela reportagem, o caso aconteceu no final da manhã, na rua Rafael Giorjão, para onde uma equipe da Polícia Militar se dirigiu após ser comunicada que havia um homem armado com uma faca.

No endereço informado ninguém foi encontrado, mas a polícia recebeu nova informação de que um paciente havia dado entrada no pronto-socorro municipal, com um ferimento por golpe de faca na barriga.

 

Já no hospital os policiais foram informados que a vítima estava em atendimento médico, após dar entrada em estado clínico considerado grave, com vísceras expostas, e que passaria por procedimento cirúrgico. Assim, não seria possível ouvi-la.

 

Cunhado

 

Porém, ainda no pronto-socorro a equipe falou com uma irmã da vítima, que contou que estava com familiares em uma área de lazer, quando o irmão e o namorado dela teriam saído para comprar cerveja. Porém, em seguida o namorado dela telefonou informando que o irmão dela havia sido esfaqueado.

 

Os policiais conseguiram contato com o cunhado da vítima, que informou o endereço do autor da facada, para onde a equipe seguiu. Segundo o que foi relatado, o acusado estava na casa dele e confessou que havia esfaqueado a vítima.

 

Entretanto, alegou que teria agido em legítima defesa ao ser atacado. Ainda segundo a polícia, a faca utilizada no crime foi encontrada a cerca 100 metros da casa do investigado. Ela tem cerca de 15 a 20 centímetros e foi reconhecida pela mãe do acusado como sendo da casa dela.

 

Dívida

 

Já no plantão policial, a testemunha ocular disse que o cunhado dele teria uma dívida de R$ 80,00 com o autor, que durante a manhã, teria ameaçado entrar na casa dele e queimar o imóvel com os moradores dentro.

 

Diante da ameaça, o cunhado o teria chamado para ir à casa do acusado. Enquanto conversavam, os dois teriam entrado em luta corporal e o investigado teria retirado a faca da cintura e golpeado o cunhado dele na lateral do abdome.

 

A testemunha disse que conseguiu retirar a faca das mãos do autor, que correu para o interior do imóvel, enquanto ele levou a vítima para o pronto-socorro municipal. 

 

Defesa

 

Ouvido na delegacia presença de um advogado, o investigado alegou que estava na casa dele acompanhado dos filhos, quando a vítima e o cunhado apareceram. Ele contou que momentos antes teria discutido com a vítima por telefone, por causa de mulher.

 

Ainda de acordo com ele, a dupla estava de moto e assim que saiu para atender os dois, teria sido seguro pelo cunhado da vítima. Nesse momento, a vítima teria desferido golpes com o capacete contra ele, vindo a atingi-lo na cabeça, no braço e na perna.

 

Faca

 

Segundo o acusado, ele e o cunhado da vítima caíram no chão e uma faca que estaria com o rapaz que o segurava teria caído no chão. Ele então teria pego essa faca e desferido o golpe na vítima para se defender. Após o golpe ele teria deixado a faca no chão e corrido para dentro de casa, onde permaneceu até ser detido pelos policiais militares.

 

Após ouvir as versões o delegado que presidiu a ocorrência decidiu pela manutenção da prisão em flagrante do acusado, que deve ser indiciado por homicídio tentado qualificado pelo motivo fútil.

 

A autoridade também representou pela decretação da prisão preventiva do acusado, que deverá ser apresentado em audiência de custódia.

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.