Polícia

Investigados participam de reconstituição de assassinato em Birigui

Trabalho foi realizado pela Polícia Civil, com participação dos advogados dos investigados e de estagiários do curso de Direito do Unisalesiano
Lázaro Jr.
10/09/2025 às 19h51
Reconstituição aconteceu no bairro Jandaia, em Birigui (Foto: Divulgação) Reconstituição aconteceu no bairro Jandaia, em Birigui (Foto: Divulgação)

A Polícia Civil de Birigui (SP) realizou na manhã desta quarta-feira (10), a reprodução simulada dos fatos, popularmente chamada de reconstituição, do assassinato de Robson Cristiano Batista Costa, 36 anos, crime ocorrido em 16 de agosto, no bairro Jandaia.

 

Os trabalhos foram conduzidos pelo delegado Ícaro Oliveira Borges, responsável pelo inquérito que tramita no 1º Distrito Policial, com participação de equipe do Instituto de Criminalística, responsável pela elaboração do laudo pericial, que será juntado ao inquérito.

 

Segundo o que foi apurado, o homem acusado de ser o autor do crime, que tem 47 anos e foi preso temporariamente no último dia 28, participou da reconstituição, acompanhado da advogada dele. Também esteve presente um segundo investigado, acompanhado do advogado. A suposta participação dele no crime não foi informada.

 

Os trabalhos contaram ainda com a participação de estagiários do curso de Direito do Unisalesiano de Araçatuba. Eles acompanharam os trabalhos como parte de atividade de ensino supervisionado, promovendo integração entre teoria acadêmica e prática do direito processual penal.

 

Eficiente

 

De acordo com o delegado, a reprodução simulada foi proveitosa e elucidativa. “Ela permitiu à equipe policial e aos peritos, uma melhor compreensão da dinâmica da ação criminosa, contribuindo para o robustecimento da prova técnica e para o esclarecimento dos fatos”, comenta.

 

Ele reforça que essa reconstituição integra o conjunto de diligências do inquérito policial instaurado para apurar o crime de homicídio qualificado pelo motivo fútil.

 

Crime

 

Conforme já foi divulgado, o assassinato teria sido motivado por desavença entre o autor e a vítima, por causa de uma cavadeira. Costa foi encontrado ferido pouco depois das 23h, em um campo aberto na rua Shiguero Sakai. Essa região da cidade seria frequentada por pessoas em situação de rua.

 

A vítima apresentava uma perfuração próxima ao peito, um corte no abdômen e foi levada ainda consciente para o pronto-socorro municipal. Porém, durante atendimento, o quadro clínico se agravou e o paciente foi a óbito.

 

Após o autor da facada ser identificado, o delegado representou pelo mandado de prisão temporária e por um mandado de busca e apreensão para a casa dele, que foi detido quando chegava em um bar.

 

Confessou

 

Ainda de acordo com a polícia, ao prestar declarações, ele alegou legítima defesa, sob argumento de que naquele mesmo dia teria sido agredido e ameaçado por Costa.

 

Na versão dele, ao se encontrarem novamente, horas mais tarde, a vítima teria se aproximado armada com uma faca e tentado atacá-lo. Houve luta corporal e, durante a briga ele teria empurrado a mão da vítima, fazendo com que a faca ferisse o abdômen dela.

 

As investigações terão sequência e a polícia aguardará os laudos da perícia no local do crime e do exame necroscópico no corpo da vítima. 

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.