Um homem de 43 anos foi preso em flagrante na manhã desta quinta-feira (13) pela Polícia Civil, em Araçatuba (SP), durante cumprimento a mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça de Mato Grosso do Sul, no âmbito da “Operação Sentinela”.
A ação é resultado de investigação envolvendo todas as unidades da Polícia Civil de Três Lagoas, com apoio de informações da Polícia Militar. O objetivo é a repressão ao tráfico de drogas, porte e comércio irregular de arma de fogo e violência doméstica.
Segundo a Polícia Civil de Três Lagoas, a operação também é resultado da investigação de três tentativas de homicídio ocorridas na mesma noite de agosto, em diferentes bairros da cidade sul-mato-grossense.
Durante as investigações, a polícia conseguiu identificar diversos integrantes de uma associação criminosa dedicada ao tráfico de drogas e os envolvidos nas tentativas de homicídios. Também foram identificados investigados pela prática do crime de estupro e pela prática de um crime de tentativa de homicídio ocorrido no bairro Jupiá, tudo em Três Lagoas.
Araçatuba
No caso de Araçatuba, o mandado de busca foi cumprido por equipes da Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) e do GOE (Grupo de Operações Especiais) da Divisão Especializada de Investigações Criminais).
As equipes estiveram na casa do investigado, no um imóvel na rua J. Marreira, no Jardim Universo e surpreenderam um usuário de drogas chamando no portão. Ele foi abordado, estava com um “cano” utilizado no consumo de crack, um isqueiro e R$ 10,00 em dinheiro.
Drogas
Durante a abordagem a equipe viu alguém correndo para o interior da residência e conseguiu deter o morador no imóvel já no banheiro. Ele havia acionando a descarga e teria confessado que havia dispensado quatro porções de crack no vaso sanitário.
Durante as buscas na residência foram encontradas mais sete porções de maconha e três porções de crack, sendo uma delas com dezenas de pedras fracionadas.
Também foram recolhidos R$ 253,00 em dinheiro, um cartão de crédito que teria sido deixado por um usuário, segundo o investigado, e dois celulares. O Canil do Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) prestou apoio com cão de faro.
O acusado foi apresentado no plantão policial, teve a prisão por tráfico de drogas confirmada pelo delegado plantonista e permaneceu à disposição da Justiça após ser ouvido.
Operação
Segundo a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, além desse flagrante em Araçatuba, outras quatro pessoas foram presas durante a operação. Foram aprendidas armas de fogo, munições, além de porções de maconha, cocaína, crack e dinheiro.
Os celulares apreendidos com os investigados serão encaminhados para perícia para comprovação da vinculação entre os investigados e tentativa de identificação de outros integrantes da associação criminosa objeto da operação.