Um homem de 32 anos, que se apresentou como autônomo, foi preso na manhã desta segunda-feira (18), em Araçatuba (SP), ao ser flagrado pela Polícia Militar, conduzindo um Toyota Corolla que havia sido furtado na última sexta-feira (15) em Paulínia, na região metropolitana de Campinas.
O flagrante foi feito por equipe que pouco depois das 8h, realizava patrulhamento de rotina e pela rua Bandeirantes e viu o carro ano 2015 com vidros escuros, o que impedia a visualizar quem estava no interior do veículo.
Em consulta à placa, foi verificado que o carro havia sido furtado em Paulínia (SP), na última sexta-feira (15), e também havia um registro de estelionato envolvendo esse mesmo veículo, feito em Americana, em 16 de dezembro de 2022.
Emprestado
Houve a abordagem e o condutor do veículo, que estava com a namorada dele, alegou que havia pego o carro emprestado de um amigo, que seria proprietário de uma garagem na rua do Fico.
Os policiais foram ao local indicado e não encontraram nenhuma pessoa com o nome informado pelo investigado. A equipe também esteve em um condomínio residencial na estrada Nametala Rezek, onde o suposto proprietário da garagem residiria, mas ele não foi localizado.
Preso
O condutor do carro foi apresentado no plantão policial e ao prestar declarações, acompanhado do advogado Jair Moura, confirmou que teria pego o carro emprestado com o amigo para levar a namorada dele para o trabalho dela, sem saber que ele seria furtado.
Apesar da versão, o delegado que presidiu a ocorrência decidiu pela decretação da prisão em flagrante por receptação. Levando em consideração que o acusado não apresenta antecedentes criminais, foi arbitrada fiança no valor de R$ 1.500,00. Como o dinheiro foi apresentado, ele responderá a inquérito em liberdade.
O carro foi apreendido e será encaminhado para perícia, assim como o condutor do veículo e a namorada dele tiveram os celulares recolhidos para serem analisados.
Investigação
Segundo o que foi apurado pela reportagem, a polícia conseguiu identificar o suposto dono de garagem de veículos que teria emprestado o carro furtado para o homem que foi preso com o veículo.
Essa pessoa foi investigada pela Polícia Civil de Araçatuba por lavagem de dinheiro e em julho de 2021, já havia sido detida pelo menos quatro vezes por equipe do GOE/Deic (Grupo de Operações Especiais da Divisão Especializada de Investigações Criminais).
Nesta última vez que ele foi detido, conduzia uma caminhonete VW Amarok com vidros escuros, houve o acompanhamento e ele foi reconhecido ao descer do veículo para entrar em uma loja de celulares.
Neste estabelecimento os investigadores recolheram um celular, vários cheques e dinheiro que teriam sido dispensados por ele. Já na caminhonete havia um segundo celular, que teria sido danificado pelo investigado antes de ele descer do veículo.
A caminhonete não estava registrada em nome do investigado e foi apreendida na ocasião.