PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Polícia

Homem é preso após matar colega a facadas em Araçatuba

Os dois moravam na mesma casa e o acusado alegou ser esquizofrênico e ter sofrido um surto psicótico
Lázaro Jr.
19/01/2024 às 09h46

Adonias Benedicto, 74 anos, foi morto a facadas entre o final da noite de quinta-feira (18) e início da madrugada de sexta-feira (19) na casa onde morava, no bairro São Joaquim, em Araçatuba (SP). O corpo dele foi encontrado ao lado da cama do acusado, um homem de 48 anos, que foi preso em flagrante e confessou a autoria do crime.

 

Os dois dividiam a residência. Segundo a polícia, o investigado alegou ser esquizofrênico e que teria sofrido um surto, se lembrando apenas de ter dado uma primeira facada na vítima.

 

Os policiais militares que apresentaram a ocorrência relataram que no início da madrugada foram informados de um caso de agressão por arma branca em uma residência na rua Rangel Pestana. No local eles encontraram equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que já havia constatado o óbito. O acusado estava na porta do imóvel e se apresentou como o autor do crime.

 

Discussão

 

Segundo os policiais, o acusado alegou que teria discutido com a vítima, pois acreditava que teria sido violentado sexualmente enquanto dormia. Ele explicou que por ser esquizofrênico faz uso de medicamentos controlados e o suposto estupro teria ocorrido enquanto estaria sob efeito dos remédios.

 

O acusado alegou ainda que durante a discussão, Benedicto teria feito ameaças de morte, por isso teria ido até à cozinha, pego uma faca e desferido um golpe na região abdominal do colega.

 

Surto

 

Depois disso, ele teria sofrido um surto e teria vindo a retomar a consciência apenas cerca de 30 minutos depois, não se recordando de nada do que teria ocorrido nesse período. Mesmo assim, ele mesmo teria acionado o socorro.

 

O local foi preservado pelos policiais militares para a perícia, que relatou que o corpo foi encontrado ao lado da cama do investigado, apesar de a vítima dormir em outro quarto na residência.

 

Análise inicial apontou que Benedicto sofreu quatro golpes de faca na região do peito. A faca usada no crime estava na cozinha e já havia sido lavada. Ela também foi recolhida. Ao término do trabalho o corpo foi recolhido e encaminhado para exame necroscópico no IML (Instituto Médico Legal).

 

Preso

 

O acusado foi apresentado no plantão policial, onde também estiveram familiares dele, que entregaram a polícia os medicamentos dos quais faz uso. Entretanto, não foi apresentado nenhum laudo relacionado ao estado de saúde do investigado, confirmado o quadro de esquizofrenia.

 

Ainda de acordo com o que foi relatado, o acusado apresentou alternância no estado emocional. Algumas vezes ele estava calmo, mas às vezes, passava a gritar. Ele foi medicado, adormeceu e será ouvido posteriormente.

 

O delegado que presidiu a ocorrência confirmou a prisão em flagrante e o acusado permanecerá à disposição da Justiça, para ser apresentado em audiência de custódia. Até o encerramento do registro a polícia não havia encontrado nenhum familiar da vítima.

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.