PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Polícia

Guarda Municipal recolhe 870 pipas e 450 carretilhas com linha cortante em 2023

Balanço foi divulgado nesta segunda-feira; área do antigo aeroporto ao lado do Country Club, na zona leste, foi a mais visitada
Da Redação
08/01/2024 às 16h49
Foram 450 carretilhas com linha cortante recolhidas em 2023 (Foto: Divulgação) Foram 450 carretilhas com linha cortante recolhidas em 2023 (Foto: Divulgação)

Durante todo o ano de 2023, a Guarda Municipal de Araçatuba (SP) apreendeu 450 carretilhas com linha cortante e do tipo chilena e recolheu 870 pipas. O balanço das ações de combate à soltura irregular de pipas foi divulgado nesta segunda-feira (8).

 

De acordo com o que foi informado, no ano passado foram confeccionados 45 Boletins de Atendimento e aproximadamente 1.850 pessoas foram contabilizadas nos locais patrulhados, impactando diretamente na segurança da população.

 

A Prefeitura informa que a Guarda Municipal intensificou o patrulhamento preventivo nos locais de soltura de pipas, visando principalmente coibir a utilização do cerol, que é capaz de causar acidentes graves, como cortes profundos e até mesmo cegueira.

 

Locais

 

Ainda de acordo com o que foi publicado, o antigo aeroporto ao lado do Country Club, na zona leste da cidade, foi o mais monitorado durante o ano, com 65 visitas. Em seguida, vem as proximidades da rodovia Elyeser Montenegro Magalhães (SP-463), na zona norte, com 54 intervenções, e arredores do Condomínio Delta Park, com 42 visitas, ambos na zona norte.

 

O bairro Centenário, na zona sul, vem na sequência, tendo recebido a visita dos agentes em 45 ocasiões. Também houve patrulhamento com menor frequência no bairro Chácaras Aguiar; nas imediações da escola municipal Prof.ª Neyde Simão da Mata, no Residencial Nobreville; na avenida Dois de Dezembro; no residencial Atlântico; e no bairro Etemp.

 

Operações

 

Durante o ano também foram realizadas as operações "Pipa", em colaboração com a Polícia Militar. Segundo o que foi divulgado, essas ações conjuntas ocorreram 56 vezes, sempre das 15h às 19h, horário em que o uso de cerol é mais comum.

 

O município reforça que o decreto 12.274, de 16 de maio de 2006, regulamenta a lei municipal 6.726, de 28 de março de 2006, que proíbe a comercialização e a utilização de cerol ou qualquer produto semelhante para linhas de papagaios ou pipas. A multa é de R$ 300,00 por venda ou utilização do cerol, dobrando em casos de reincidência.

 

Impacto

 

Ainda de acordo com a Prefeitura, indicativo positivo do impacto das ações preventivas da Guarda Municipal é a queda de 70% na aplicação de autuações em 2023, com relação ao ano anterior, índice considerado expressivo pela corporação. “Ressalta a importância de conscientizar a população sobre os riscos associados ao uso do cerol, promovendo a segurança e a tranquilidade de todos”, finaliza nota distribuída à imprensa.

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.