Um jovem que completou 19 anos no último dia 5, foi preso em flagrante e um adolescente de 17 anos que estava com ele foi apreendido por tentativa de furto de uma moto, na rua Marcílio Dias, em Araçatuba (SP), na noite de segunda-feira (12). Eles já possuem histórico de furto desse tipo de veículo juntos e estavam com uma Yamaha YBR com a placa adulterada.
Os guardas que apresentaram a ocorrência relataram que estavam também de moto passando pela rua Marcílio Dias, quando viram os dois investigados, que estavam com capacete. Segundo o que foi relatado, o adolescente estava próximo de uma moto esportiva marca Royal Enfield 350 cilindradas, enquanto o comparsa estava um pouco mais afastado.
Fugiram
Ao ver viatura, o adolescente teria corrido em direção ao outro investigado e os dois deixaram o local com a Yamaha. Os agentes deram início ao acompanhamento, que prosseguiu por toda extensão da rua Wandenkolk, até que no cruzamento com a Clibas de Almeida Prado, que margeia a rodovia Elyeser Montenegro Magalhães (SP-463), o jovem, que conduzia a moto, perdeu o controle e os dois caíram com o veículo.
Após a queda eles tentaram deixar o local correndo, mas foram detidos e algemados. Durante revista pessoal, foi encontrada uma chave mixa com o adolescente, que havia sido visto próximo da moto esportiva. Foi constatado ainda que um dos números da placa da moto que a dupla utilizava estava adulterada com uso de uma fita isolante.
Tentativa
Ainda segundo o que foi relatado, durante a abordagem os guardas foram comunicados sobre a tentativa de furto da Royal Enfield 350, pois o proprietário relatou que encontrou o tambor da ignição danificado. Os dois investigados foram apresentados no plantão policial e o delegado que presidiu a ocorrência decidiu pela decretação da prisão em flagrante do jovem de 19 anos e pela apreensão do adolescente.
O maior deve ser indiciado pelos crimes de tentativa de furto com uso de chave mixa; desobediência à ordem de parada para checagem de crime; utilização de veículo com placa adulterada e corrupção de menores. Levando em consideração o histórico criminal dele, foi representado pela decretação da prisão preventiva, para evitar o cometimento de novas infrações penais e garantia da ordem pública e econômica.
Atos infracionais
Já o adolescente responderá pelos atos infracionais de tentativa de furto majorada pelo repouso noturno e qualificada pelo uso de chave mixa e pelo concurso de agentes. Segundo o que foi relatado, ele já esteve internado na Fundação Casa e, mesmo assim, voltou a reincidir na prática de atos infracionais.
Em janeiro de 2022, ele e o outro investigado cometeram um furto de uma moto nas mesmas condições.