Polícia

Golpistas usam IA para recriar voz do governador Tarcísio de Freitas em vídeo nas redes sociais

Orientam usuários de cartões de crédito a clicarem em link que simula um site do Procon-SP e fornecer informações pessoais e bancárias para receber suposto reembolso
Da Redação
13/09/2024 às 11h12
Polícia pretende identificar e responsabilizar os responsáveis pelo crime cibernético (Foto: Divulgação) Polícia pretende identificar e responsabilizar os responsáveis pelo crime cibernético (Foto: Divulgação)

O governo do Estado divulgou nota nesta sexta-feira (13), informando identificou um golpe aplicado por meio de vídeo que circula na internet, com a voz do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), dizendo que o Procon de São Paulo determinou uma multa a todas as bandeiras de cartões de crédito.

 

O vídeo, feito utilizando imagem e voz produzidas com IA (Inteligência Artificial), informa que as bandeiras de cartões estão obrigadas a devolver um valor em dinheiro aos consumidores que fizeram compras com seus cartões – um suposto cashback.

 

Os usuários são orientados a clicar em um link que simula um site do Procon-SP, que leva as vítimas a fornecer informações pessoais e bancárias sob o pretexto de receber o reembolso prometido.

 

O Procon-SP e outros órgãos do governo de SP esclarecem que não promovem campanhas de cashback de compras de cartão de crédito e recomendam que qualquer mensagem recebida sobre este tema seja denunciada imediatamente para a polícia. “É fundamental que a população verifique a autenticidade das informações antes de fornecer qualquer dado pessoal”, informa a nota.

 

Investigação

 

Ainda de acordo com o que foi divulgado, o sistema de Inteligência da SSP (Secretaria de Segurança Pública) identificou o golpe e abriu um inquérito policial para apurar o uso indevido da IA na falsificação da voz do governador e na execução da fraude. A ação visa identificar e responsabilizar os responsáveis pelo crime cibernético.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.